TJAC autoriza criança com autismo a receber tratamento terapêutico pela Unimed Rio Branco

O Juízo da 3ª Vara Cível de Rio Branco determinou que Unimed Rio Branco – Cooperativa de Trabalho Médico autorize, em sua rede credenciada, o tratamento indicado ou custeie os atendimentos necessários para que se garanta o direito a saúde de uma criança.

A decisão estabeleceu, ainda, multa diária de R$ 1 mil ao descumprimento da medida. Ao julgar o mérito, o Juízo compreendeu que, se há cobertura contratual ou se não há exclusão, a empresa tem a obrigação de autorizar as consultas médicas e todo o tratamento que se fizer necessário, diante da necessidade apresentada pela neuropediatra responsável pelo menor de idade.

Entenda o caso

O paciente infantil possui autismo e por isso necessita de consultas médicas com equipe multidisciplinar, além de terapias indicadas, como a Terapia Comportamental Aplicada e análise do comportamento.

Por isso, sua mãe, que é a titular do plano de saúde, buscou na Justiça a garantia do direito à saúde de sua família, com o intuito de efetivar a melhoria do quadro clínico de seu filho. Também para receber o reembolso pelos custos com os atendimentos particulares, já que não existem profissionais credenciados em sua rede.

Por sua vez, a Unimed vem se recusando ao fornecimento do tratamento tal como prescrito, sob o argumento de que o serviço terapêutico não está contemplado no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Decisão

O Juízo esclareceu ainda que a lista aberta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar contém os procedimentos mínimos obrigatórios, logo não é taxativo, por isso não é cabível a negativa de atendimento com o fundamento de não estar descrito expressamente na regulamentação.

Conforme atestado pela médica especialista, o acompanhamento terapêutico é essencial e o mais adequado ao êxito do tratamento médico prescrito. Por isso, a liminar foi aceita visando à preservação da vida e da segurança do paciente.

As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes até mesmo nos casos mais graves de autismo. Assim, tem-se que a indicação da neurologista à realização do tratamento e terapia indicada, além de emitir sua opinião técnica está aliada aos bons resultados, o que evidenciam a probabilidade do direito das alegações iniciais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost