O suor excessivo, também conhecido como hiperidrose, chega a causar ansiedade, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não à toa, produtos e tratamentos que prometem controlar o problema ganham destaque. Mas um desses itens, o antitranspirante Odaban Spray, acaba de ser vetado no Brasil por não ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Segundo a decisão divulgada no site do órgão, a empresa TSB Comércio Eireli-ME, de Minas Gerais, não possui autorização para vender esse desodorante com alegações de que ele atenuaria a hiperidrose. Portanto, não poderia divulgar o produto como um tratamento contra essa encrenca – ora, sem registro, como saber se a estratégia de fato funciona ou se é segura mesmo?
Curiosamente, o site oficial do Odaban – que possui outros cosméticos na mesma linha, em formato de creme ou pó, por exemplo – afirma que o spray foi testado e aprovado pela Anvisa. O produto era bastante comercializado em sites online.
Era, porque o texto inserido no Diário Oficial da União determina “em todo o território nacional, a proibição da importação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Odaban Spray”. A empresa ainda terá de recolher os estoques existentes que saíram para o mercado.
Um recado final: se você sua demais e os desodorantes normais não estão dando conta do recado, desconfie de promessas na internet e converse com um dermatologista. Há várias formas comprovadamente eficazes de enfrentar a hiperidrose.