Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgados na última quinta-feira (15), mostram que o Acre está entre os estados com maiores índices de pessoas que desistiram de procurar emprego, na categoria dos “desalentados”.
A taxa de desocupação registrou variações negativas em todas as regiões do Brasil, porém elas só foram significativas no Sudeste (-0,7 p. p.) e no Centro-Oeste (-0,6 p. p.). O Norte fica em terceiro lugar, com 11,5%, incluindo o Acre e outros estados.
Embora o número de desalentados tenha fica estável em alguns estados, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram recorde de pessoas que desistiram de buscar uma atividade laboral.
Houve manutenção de desigualdades por cor e sexo, com uma taxa de desocupação de pretos e pardos que continua mais elevada. Entre a população de cor preta, 14,6% estavam desocupados. Entre os pardos, 13,8%, e entre os brancos, 9,4%. Já essa taxa entre as mulheres foi de 13,6%, e a dos homens, 10,5%.
CONFIRA OS RESULTADOS NA ÍNTEGRA.