Os alunos do Colégio Lato Sensu participaram da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Além de estimular o aprendizado dos jovens, ao colocarem a teoria em prática, o evento também oferece oficinas, sessões no planetário digital itinerante da OBA e palestras com engenheiros da Agência Espacial Brasileira, entre outros.
A Mostra aconteceu em Barra do Piraí – RJ, dos dias 05 a 08 de novembro. Durante os quatro dias, compartilharam-se muito conhecimento e ciência em atividades que reuniam alunos e professores de todo o país. Foram convidados 1.527 alunos de 568 escolas e, dentre estes, os alunos do Colégio Lato Sensu. As equipes foram selecionadas a partir da 12ª MOBFOG, realizada junto com a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio.
Formando a equipe do Colégio Lato Sensu – Acre, os alunos Clara Lis Pinheiro de Souza, Ana Carolina Abugoche e Robertson Ferreira Ribeiro Filho, sob a orientação dos professores Karla Leite Vilas Boas Nemer, de Física e Alexandre Alvarenga, de Química, construíram um foguete de garrafa pet com combustível à base de reação da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, obtendo um alcance de 162 m. Os campeões receberam medalhas e troféus no formato do foguete russo Soyuz.
Esta foi a segunda participação da Escola na Mostra de Foguetes. Ano passado os alunos conseguiram a marca de lançamento que garantiu o prêmio de segundo lugar entregue pelo Astronauta brasileiro Marcos Pontes. Na edição 2018, a escola trouxe para casa o troféu de 1º colocado e satisfação em incentivar a prática científica de seus alunos.
O Colégio Lato Sensu, a cada ano, intensifica sua participação em Olimpíadas Científicas em diversas áreas do conhecimento. Além da Olimpíada Brasileira de Física, Astronomia e Astronáutica e da Mostra de Foguetes Brasileiros, em 2018, a escola teve destaque nas Olimpíadas de Matemática e História.
A instituição destaca que participar de Olimpíadas Científicas durante o Ensino Médio é uma experiência que ajuda o estudante a encontrar a área de conhecimento com qual tem mais afinidade, seja exatas, humanas, biológicas, linguagens ou artes. Outrossim, enriquece o currículo e amplia o conhecimento de mundo.
Nas premiações, o estudante conhece pessoas, depara-se com novas situações e aprende a lidar com o senso de responsabilidade e de competição saudável.