ContilNet Notícias

Alunos de escola acreana participam de 12ª Mostra Brasileira de Foguetes, no Rio de Janeiro

Por ASCOM

Os alunos do Colégio Lato Sensu participaram da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Além de estimular o aprendizado dos jovens, ao colocarem a teoria em prática, o evento também oferece oficinas, sessões no planetário digital itinerante da OBA e palestras com engenheiros da Agência Espacial Brasileira, entre outros.

A Mostra aconteceu em Barra do Piraí – RJ, dos dias 05 a 08 de novembro. Durante os quatro dias, compartilharam-se muito conhecimento e ciência em atividades que reuniam alunos e professores de todo o país. Foram convidados 1.527 alunos de 568 escolas e, dentre estes, os alunos do Colégio Lato Sensu. As equipes foram selecionadas a partir da 12ª MOBFOG, realizada junto com a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio.

A Mostra aconteceu em Barra do Piraí – RJ, dos dias 05 a 08 de novembro/Foto: Arquivo pessoal

Formando a equipe do Colégio Lato Sensu – Acre, os alunos Clara Lis Pinheiro de Souza, Ana Carolina Abugoche e Robertson Ferreira Ribeiro Filho, sob a orientação dos professores Karla Leite Vilas Boas Nemer, de Física e Alexandre Alvarenga, de Química, construíram um foguete de garrafa pet com combustível à base de reação da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, obtendo um alcance de 162 m. Os campeões receberam medalhas e troféus no formato do foguete russo Soyuz.

Esta foi a segunda participação da Escola na Mostra de Foguetes. Ano passado os alunos conseguiram a marca de lançamento que garantiu o prêmio de segundo lugar entregue pelo Astronauta brasileiro Marcos Pontes. Na edição 2018, a escola trouxe para casa o troféu de 1º colocado e satisfação em incentivar a prática científica de seus alunos.

Equipe do Colégio Latu Sensu/Foto: arquivo pessoal

O Colégio Lato Sensu, a cada ano, intensifica sua participação em Olimpíadas Científicas em diversas áreas do conhecimento. Além da Olimpíada Brasileira de Física, Astronomia e Astronáutica e da Mostra de Foguetes Brasileiros, em 2018, a escola teve destaque nas Olimpíadas de Matemática e História.

Participação na 12ª Mostra Brasileira de Foguetes /Foto: arquivo pessoal

A instituição destaca que participar de Olimpíadas Científicas durante o Ensino Médio é uma experiência que ajuda o estudante a encontrar a área de conhecimento com qual tem mais afinidade, seja exatas, humanas, biológicas, linguagens ou artes. Outrossim, enriquece o currículo e amplia o conhecimento de mundo.

Nas premiações, o estudante conhece pessoas, depara-se com novas situações e aprende a lidar com o senso de responsabilidade e de competição saudável.

Sair da versão mobile