Com Black Friday chegando (evento acontece dia 23 de novembro), o site Reclame Aqui fez um levantamento das empresas que mais receberam reclamações nos últimos anos durante este período, além das queixas mais comuns entre os usuários. De 2012 a 2017, mais de 39 mil reclamações sobre compras realizadas no dia especial de promoções foram registradas.
Segundo os dados, em 2017, a loja mais problemática foi a Magazine Luiza, enquanto em 2016 e 2015 a KaBuM! liderou o ranking. Vale destacar que as lojas com mais reclamações estão entre as mais famosas do país, logo recebem milhares de visitas durante o evento.
No ano passado, durante as 24 horas de ofertas, houve 3,5 mil queixas no site. Os principais motivos relatados pelos consumidores foram propaganda enganosa, problemas na finalização da compra e divergência de valores. No topo da lista, a loja online da Magazine Luiza foi alvo de 263 reclamações, seguida pela Americanas.com, com 245, e a KaBuM!, com 173.
Já na Black Friday 2016, o brasileiro foi mais cauteloso nas compras. O Reclame Aqui recebeu 2,9 mil queixas. As três razões mais citadas foram as mesmas: propaganda enganosa, divergência de valores e dificuldades na finalização da operação. A KaBuM!, empresa com maior volume de reclamações naquele ano, fechou o dia com 588 queixas, bem a frente do segundo lugar, a Americanas.com, que teve 249 registros. E, na terceira posição, o Submarino teve 149.
Confira a seguir os rankings das dez empresas com mais reclamações na Black Friday em cada um dos últimos três anos e o respectivo número de registros.
Black Friday 2017
- Magazine Luiza (loja online) – 263
- Americanas.com (loja online) – 245
- KaBuM! – 173
- Casas Bahia (loja online) – 126
- Submarino – 124
- Netshoes – 88
- Extra.com.br – 87
- Walmart (loja online) – 77
- Burguer King – 73
- Americanas marketplace – 54
Black Friday 2016
- KaBuM! – 588
- Americanas.com (loja online) – 249
- Submarino – 149
- Netshoes – 117
- Magazine Luiza (loja online) – 100
- Extra.com.br – 89
- Walmart (loja online) – 83
- Fast Shop – 62
- Ponto Frio (loja online) – 58
- Casas Bahia (loja online) – 56
Black Friday 2015
- KaBuM! – 688
- Americanas.com (loja online) – 431
- Submarino – 376
- Netshoes – 155
- Magazine Luiza (loja online) – 143
- Extra.com.br – 137
- Ponto Frio (loja online) – 128
- Casas Bahia (loja online) – 121
- Walmart (loja online) – 113
- Shoptime – 110
Lojas suspeitas
É preciso ser cuidadoso com promoções tentadoras demais pela Internet que podem esconder golpes. Assim, outras listas importantes para se prevenir na Black Friday são divulgadas pelo Procon-SP(sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php), a Ebit (ebit.com.br/lojas-irregulares) e o Buscapé (buscape.com.br/lojas-nao-recomendadas). As instituições reúnem os sites reconhecidos por fraudes, como o uso de páginas falsas, a venda de produtos inexistentes e o roubo de dados de cartão de crédito. Vale fazer uma consulta antes de fazer uma compra em um e-commerce desconhecido.