23 de abril de 2024

Novembro Azul: mês de conscientização que pode salvar a sua vida

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil o intuito de termos o Novembro Azul é justamente o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, a dita “dedada” que muitos homens acham que os tornará menos “macho”.

Mas coisa de “macho” mesmo é ter a mente aberta e não se importar com o que os colegas e amigos irão dizer e cuidar da saúde e bem-estar. Mais “macho” ainda é ir ao médico, fazer exames preventivos e ainda dizer para os “machos” da sua família, roda de amigos e colegas de trabalho que você já fez e que eles deveriam fazer o mesmo.

Câncer de próstata não é brincadeira assim como nenhuma outra doença, mais o tabu tem feito com que muitos homens deixem de fazer o exame, o qual é realizado por profissionais qualificados e não por qualquer um… O preconceito em relação ao exame de toque ainda é muito grande, e muitos até fazem bullying.

Ame a si mesmo, primeiro, antes de qualquer coisa. Não queira deixar de conhecer lugares e pessoas para fazer um tratamento de uma doença que poderia ter sido evitada, ou até mesmo deixar sua família em um estado de extrema tristeza com o seu falecimento. Cuide-se, se ame!

 

Entidades governamentais e particulares estão fazendo campanhas para conscientização contra o câncer de próstata e outras doenças também, pra quebrar o tabu de que homem não precisa ir ao médico. Inclusive, a FitDanceAcre está realizando um evento de dança no ginásio de Porto Acre, no sábado (10), às 16h, em homenagem ao Mês Novembro Azul.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost