Chefe acreano leva gastronomia do estado para Festival Fartura Fortaleza

Nos dias 10 e 11 de novembro, o Iate Clube de Fortaleza recebe a quarta edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Fortaleza, com mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. O evento reúne cerca de 100 profissionais de gastronomia de todas as regiões do país, gerando conhecimento, experiências e, claro, muita comida boa. O chef Deocleciano Brito, de Rio Branco, irá representar o Acre. No Espaço Cozinha ao Vivo, ele irá preparar a famosa paella acreana.

Deocleciano Brito/Foto: reprodução

No espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces, estarão disponíveis as receitas de renomados chefs do Ceará e do Brasil. Entre eles, já estão confirmados: Van Régia, do Culinária da Van (Fortaleza, CE); Felipe Viânia, do Geppos (Fortaleza, CE); Marco Gil, do Rosa Celeste (Fortaleza, CE); Olga Soares, do Sagres (Brasília, DF); Paulo Anijar, Santa Chicória (Belém, PA); Sandro Gouveia, do Quitanda do Pastel (Eusébio, CE); Léo Gonçaves, d’O Mar Menino (Fortaleza, CE); Lia Quinderé, do Sucré Patisserie (Fortaleza, CE); Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (Belém, PA); Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG); e Izete dos Santos, do Filha do Combu (Belém, PA).

Quem busca aprendizado também terá opções no Espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Lia Quinderé (Fortaleza, CE); Mari Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria (São Paulo, SP); Kadma Marques, do Occa – Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Fortaleza, CE); Bia Leitão (Fortaleza, CE); Rafael Bruno, do Ponto X (Pedreiras, MA), Heloisa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo, SP), Danielle Thomaz (Campo Grande, MS).

Ou no Espaço Interativo, onde podem aprender as mais diversas receitas na companhia de Nilza Mendonça, autora do livro “Em busca dos Sabores Perdidos” (Fortaleza, CE); Anna Paula Rezende, da Doceria Contemporânea (Fortaleza, CE), Elcio Nagano, da Faculdade UniFanor (Fortaleza, CE); Wanderson Medeiros, do Picuí (Maceió, AL); e Ari Kespers, do Provence Cottage & Bistrô (Monte Verde, MG).

Nas Cozinhas ao vivo, os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os truques pra que eles fiquem mais saborosos. Nesta edição estão confirmados Hugo Rigui, do El Chancho (Fortaleza, CE); Lucio Figueiredo, ex-Vojnilô (Fortaleza, CE); Edilberto Costa, da UniFanor (Fortaleza, CE); Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (TO); Juliana Moura e Igor Olszowski, do Plano B (Tiradentes, MG); e Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô (Rio de Janeiro, RJ). E o público pode experimentar lá mesmo. Em Produtos e Produtores, será possível fazer a feirinha e levar produtos pra casa, como os cafés do Atelier 1913, de Sítio São Roque (Mulungu, CE).

O evento também terá mais de 15 atrações culturais, com shows e performances. No sábado, sobem ao palco, o Madeiro Trio, o guitarrista cearense Cristiano Pinho, a banda Macaxeira Chips e o duo Yamí Music, composto pelo violoncelista italiano Federico Puppi e pelo percussionista baiano Marco Lobo – os instrumentistas convidam o cantor carioca Castello Branco, nova promessa da MPB. Já no domingo, estão confirmados: a dupla Nonato Lima (sanfona) e Samuel Rocha (violão); o multi-instrumentista Mateus Farias, com o projeto “Erundê”, de baião, samba e carimbó; e o guitarrista paraense Lucas Estrela, outro expoente musical. Além disso, a programação inclui intervenções cênicas, como a arte circense da Circolando Animação.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro) e, além de Fortaleza, ainda serão realizados em Brasília (a confirmar) e Belém (janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Nos dias 16 e 17 de novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Chefe acreano leva gastronomia do estado para Festival Fartura Fortaleza