Um jardim pensando não só para deixar sua casa mais bonita ou mais verde, mas também para ajudar nas suas rotinas de autocuidado, de forma mais natural e saudável. Eis o projeto de Nati Muguet, produtora agroflorestal, etnobotânica e herbalista do Sítio Semente. Que tal começar uma farmácia viva em casa, montando um jardim de plantas medicinais?
“Ter plantas em casa traz muita energia e beleza para o espaço, mas pode também trazer mais saúde física e mental de forma natural e conectada com a natureza! É só criarmos um jardim funcional: com plantas que a gente goste e que, de quebra, tragam benefícios para a gente”, diz. Veja, a seguir, uma lista com 5 espécies indicadas pela especialista!
BABOSA (ALOE VERA)
A babosa (Aloe vera) é uma planta que tem uma mucilagem em suas folhas, como um gel, que é ótima para os cabelos e também para a pele. Auxilia no tratamento de queimaduras e ferimentos superficiais, sendo hidratante, cicatrizante e antimicrobiana. Multiplica-se bem por separação de brotos laterais, prefere solo arenoso e não precisa de muita água.
SÁLVIA
A mil-folhas, ou novalgina (Achillea millefolium) é muito poderosa contra febre e diversas dores. Quem sofre de cólicas menstruais ou de ciclos menstruais irregulares também é beneficiado pelo seu consumo. A forma mais indicada é por meio da infusão. Multiplica-se por estacas ou por divisão de touceiras.
HORTELÃ
A levante, ou hortelã (Mentha spicata), é muito usada como tempero na culinária e em bebidas como drinks, sucos e infusões. É muito digestiva e indicada também para combater gripes. É bastante resistente, desde que não falte água.
CONFREY
O confrei (Symphytum officinale) é muito indicado para dores em geral, sendo anti-inflamatória, antirreumática e cicatrizante. Um modo de se usar o confrei é por meio de compressas, fervendo suas folhas em água e aplicando na região a ser tratada. Não consegue sobreviver longe da água.
“Todas as plantas são especiais e poderosas! Basta se conectar com elas e se abrir para esse mundo de infinitas possibilidades e amor incondicional. Vamos plantar a nossa cura, com o nosso corpo e a nossa casa”, recomenda Nati Muget.