ContilNet Notícias

Em nova tentativa de sobrevivência, Marina vai ao STF contra artigo que veta fusão da Rede

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Depois de não conseguir eleger deputados federais suficientes para ultrapassar a cláusula de barreira neste ano, a Rede Sustentabilidade vai ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando artigo da lei dos Partidos Políticos (n.º 9.096) que impede fusão quando a sigla tem menos que cinco anos. O registro da Rede é de 2015.

De acordo com informações que já circulam na imprensa nacional, trata-se de mais uma das medidas articuladas por Marina Silva para garantir a possibilidade de se juntar ao novo partido que o PPS articula criar com os movimentos Agora! e Acredito. A Rede estuda hoje duas hipóteses de sobrevivência: fusão ou continuar como uma legenda própria, mas com mudanças na estrutura e no estatuto.

Reprodução/Getty Images

“A decisão será tomada em um congresso extraordinário convocado para os dias 19 e 20 de janeiro do próximo ano. O estatuto já previa a realização de um congresso para definir a continuidade ou não da legenda no período de dez anos, mas foi antecipado após o desempenho nas eleições”, anunciou o Estadão.

Segundo membros da Rede, o partido está dividido.

Sair da versão mobile