20 de abril de 2024

Grupo de amigos realiza roda de samba em alusão ao Dia da Consciência Negra

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será realizado em Rio Branco a roda Samba da Raça, às 19h, na Rua da África, próximo ao Mercado Velho. O evento está sendo realizada por um grupo de amigos, liderados pelo músico e psicólogo acreano Anderson Liguth.

“Queremos mostrar para o público acreano, que o samba é uma arte que vem desta matriz africana. É uma forma de quebrarmos o preconceito que ainda resta à cultura negra no país”, afirma Liguth. O evento é totalmente gratuito e trará sambas que contam um pouco da história do Brasil e da sua raiz de matriz africana.

O samba tem papel importante no processo da formação da cultura negra no Brasil. Segundo o músico e ogan (líder candomblecista) Denilson Carneiro, esse ritmo “nasce com a chegada dos bantos (negros de Angola, Moçambique, Congo e Nova Guiné), que trouxeram o culto da divindade Kissimbi (Samba Inkice), de onde se origina o samba”.

Carneiro afirma ainda que o samba era proibido, o escravo não podia ter identidade. Só sobreviveu até hoje porque “o africano não esquecia sua cultura e o recriou do jeito que podia nesse novo país”. Como Zumbi, essa música divina se tornou, hoje, símbolo de um país.

O quê? Samba da Raça

Onde? Na Rua da África, próximo a Passarela Joaquim Macedo, no Mercado Velho

Como? Em espaço público, gratuito

Quem? Anderson Liguth e Convidados

Quando? Dia 20 de novembro, terça-feira, 19h.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost