Em nota dirigida aos leitores e ao público em geral, o jornalista Assem Neto afirma que o site acjornal, pelo qual é responsável, “foi alvo de mais um ataque”. A violação cibernética ocorreu no início da noite desta quinta-feira (1º), horas depois do restabelecimento do serviço com nova plataforma, recém-inaugurada.
Segundo Assem Neto, após a suspeita da invasão ao portal, ele buscou informações da equipe do data center, que confirmou a exclusão de todos os arquivos – tanto os recentes quanto os mais antigos.
“O novo modelo de layout, as senhas e códigos que imaginávamos estarem em segurança passaram ao domínio dos invasores, que promoveram postagens anônimas em tom jocoso e impublicáveis, além de tentarem acesso aos perfis pessoais do administrador responsável no Facebook e no Gmail”, disse ele no texto.
Assem pede a compreensão de todos que acompanham e apoiam o trabalho do site, já que o veículo ficará fora do ar até que seja possível “reunir condições financeiras e técnicas para recomeçar o projeto”.
“Lamentamos profundamente que ainda persistam na censura e em meios criminosos para estancar o jornalismo que todos nós queremos e precisamos: o que desnuda a corrupção, enfrenta os corruptos e revela a verdade sem rodeios”, afirmou ele na mensagem.