Conforme anunciado na última sexta-feira (27), os médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, paralisaram as atividades desde a meia-noite desta terça-feira (27).
De acordo com o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed), eles aguardam o pagamento de quase quatro meses de salários atrasados. Os médicos estão atendendo apenas os casos de urgência e emergência.
São cerca de 70 médicos que vivem a situação. Não serão mais aceitos nenhum tipo de internação, consulta ou qualquer outro procedimento até que o Sus pague.
Segundo o médico Eduardo Haddad, os repasses estão sendo feitos pelo Governo Federal regularmente ao Governo do Acre. “Todo dia 8 o governo repassa o valor à Sesacre, porém, não sabemos por que não está chegando até a gente”, ressaltou Haddad. A informação foi confirmada ao ContilNet pela assessoria da Secretaria de Saúde do Acre.
No total, o valor que não está sendo repassado ao grupo de médicos é de R$ 560 mil reais mensais, somando esse montante pelos quatro meses atrasados, a dívida do Estado com os profissionais é de aproximadamente R$ 2,240 milhões.