18 de abril de 2024

Mundo SENAI: Inteligência artificial ajuda jovens a escolher profissão

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo SENAI (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Instituição também vai oferecer palestras, oficinas e minicursos presenciais nos dias 8 e 9 em todo o Brasil/Foto: Ascom Fieac

Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades móveis da instituição, que estarão de portas abertas à comunidade em Rio Branco, na Cidade do Povo, no dia 8, e em Cruzeiro do Sul, no dia 9. O evento Mundo SENAI terá palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

O diretor regional do SENAI, João César Dotto, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. “O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas”, explica ele. “O usuário do Mundo SENAI terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente”.

MATRÍCULAS – Na plataforma, o usuário terá também informações sobre as vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialidade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular.

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost