No Acre, homens afirmam cuidar mais da saúde após participar do pré-natal


Pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, do Ministério da Saúde, aponta que 78% dos pais que fizeram o pré natal no estado do Acre passaram a ficar mais cuidadosos com sua saúde

TON LINDOSO, DO CONTILNET

Cerca de 74% dos pais ou cuidadores entrevistados participaram das consultas de pré-natal com suas parceiras no Acre. Os dados fazem parte da terceira etapa da pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, realizada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com informações do levantamento, desse total, 78% afirmaram que esse envolvimento os motivaram a cuidar melhor da sua saúde. Os dados demonstram que a paternidade é a principal porta de entrada do homem na unidade de saúde para que ele também se cuide.

/Foto: Reprodução

Foram realizadas 37.322 entrevistas com pais ou cuidadores que assumiram a figura paterna e que acompanharam o pré-natal, parto e pós-parto de crianças nascidas no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2015, em todo o país.

O objetivo da pesquisa é obter dados sobre o acesso, acolhimento e cuidados com a saúde masculina nos serviços públicos de saúde; e levantar informações sobre o envolvimento do pai no pré-natal e nascimento da criança. A coleta de dados foi feita entre março de 2017 e março de 2018. No Acre foram feitas 204 entrevistas.

comentários

Outras Notícias

Veja Também