25 de abril de 2024

Novembro Azul: ação no Barral y Barral marca o dia “H’ da campanha em Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Saúde (SEMSA) realizou nesta sexta-feira, 9, na Policlínica Barral y Barral, nova ação de promoção da saúde do homem. Durante todo o dia, equipes da Policlínica com o apoio de parceiros levaram à unidadeatendimento médico, de enfermagem, testes rápidos, aferição da pressão arterial, vacinação e dispensação de medicamentos. A meta era alcançar pelo menos 300 homens.  A ação marcou o dia “H” da Campanha Novembro Azul 2018.

“Procuramos nesse mês dar uma atenção integral à saúde do homem destacando o trabalho que é feito ao longo de todo o ano. Dos atendimentos feitos aqui, até o momento nenhum caso grave foi identificado, mas se identificarmos também, nossa rede está preparada para dar todo o suporte”, destacou o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida.

Agricultor, morador do projeto Tocantins em Porto Acre, seu Raimundo foi ao Barral para consulta com o dentista e aproveitou a oportunidade para fazer todos os exames que precisava. “Como já fiz em outros anos, aproveitei esse dia para fazer meus exames, já fiz o exame de sangue, agora vou me consultar para ver se está tudo bem. Não estou sentindo nada, é bom prevenir”.

Raimundo Gomes agricultor/Foto: ascom PMRB

A ação mobilizou toda equipe e contou com o apoio de parceiros. O Hospital Oftalmológico do Acre (HOA) ministrou palestra sobre retinopatia diabética – doença que pode afetar os olhos de pessoas diabéticas – e realizou exames de vista. “Fazemos isso todos os anos. Hoje temos toda equipe envolvida, médicos que vieram de outras unidades para ajudar, estagiários e ASSEMURB. A procura é sempre grande porque ainda há pessoas que acreditam que só fazemos isso hoje, e estamos sempre lembrando que o cuidado com a saúde é de novembro a novembro”, destacou a coordenadora geral do Barral y Barral, Oldenize Cunha.

Campanha Novembro Azul/Foto: ascom PMRB

A campanha segue durante todo o mês. Dia 13, as atividades acontecem no Centro de Saúde Deuzimar Pinheiro, no bairro Placas. Dia 14, nas Unidades de Saúde da Família do Conjunto Rui Lino III e na Vila Verde, Estrada Transacreana.  No dia 21 de novembro a campanha intensifica o atendimento ao homem na UBS do Tancredo Neves e USF Conjunto Esperança I. Dia 22, os atendimentos serão realizados na UBS do Defesa Civil. Dia 23, a campanha vai à USF Elvira Cruz, no Barro Alto. No sábado, dia 24 a ação estará na URAP Hidalgo de Lima, no Palheiral, das 7h às 13h. Dia 29, na USF Luana Souza, na Conquista, e dia 30, no bairro Belo Jardim

A campanha

O “Novembro Azul” é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que teve sua origem em 2008. O principal objetivo é prevenir e combater o câncer de próstata. Em 2012, inspirado pelo “Movember” – movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença – a campanha se concentrou no mês de novembro, visto que no dia 19 de novembro se comemora o Dia Internacional do Homem e, por isso, passou a se chamar “Novembro Azul”. Desde então, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidos anualmente no Brasil.

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde do Homem de Rio Branco, Francisco Holanda, “o preconceito ainda é uma dificuldade, mas isso já está mudando. Antes havia uma grande rejeição ao exame, hoje os homens têm uma visão melhor sobre a importância da prevenção. A procura é grande. Todas as ações que temos feito tem superado as expectativas. A gente observa que o homem está mudando seu jeito de pensar”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost