Número de mortos em incêndios na Califórnia sobe para 25

O número de mortes provocadas pelos incêndios florestais na Califórnia, nos Estados Unidos, subiu para 25. Autoridades informaram na madrugada deste domingo (11) que mais 14 corpos foram resgatados no sábado (10). A área atingida pelo fogo aumentou, e na parte sul do estado, a região destruída pelo fogo dobrou de tamanho e chegou a 282 quilômetros quadrados.

De acordo com o xerife, a maior parte das vítimas encontradas neste final de semana – três dias após o início dos incêndios – estava dentro de casas arrasadas pelas chamas e dentro de carros. Dez deles em Paradise, uma cidade de cerca de 26 mil habitantes, segundo a emissora CNN.

Corpo de vítima de incêndio na Califórnia é carregado por autoridades/Foto: Stephen Lam

Os bombeiros de Los Angeles estimam que o fogo tenha destruído 150 casas no sul da Califórnia. Para evitar mais danos, há ordem de evacuação para outras 250 mil casas.

Segundo o governo dos EUA, o sul da Califórnia passa por uma seca grave. O estado saiu em 2017 de um período de estiagem de cinco anos. Em 2018, porém, outra estação seca atingiu os californianos – e, desta vez, os moradores da parte norte também foram afetados.

No início da noite, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas devido aos incêndios na Califórnia, somando sul e norte do estado, chegou a 52 mil. Pelo Twitter, ele disse que mais de 4 mil bombeiros trabalham para conter as chamas.

Grupo de bombeiros do Serviço Florestal dos EUA monitoram foco do incêndio Camp Fire, em Paradise, na Califórnia, na quinta-feira (8) — Foto: Reuters/Stephen Lam

Grupo de bombeiros do Serviço Florestal dos EUA monitoram foco do incêndio Camp Fire/Foto: Reprodução

O norte da Califórnia, inclusive, sofre com incêndios ainda mais graves do que os que castigam o sul do estado. Lá, a área em chamas chegou a 404 quilômetros quadrados de extensão neste sábado. Mais de 6,7 mil construções foram destruídas pelo fogo, segundo a AP.

Paradise, uma cidade de 27 mil habitantes fundada no início do século XIX, foi completamente destruída pelo incêndio. Desde quinta-feira, nove pessoas foram encontradas mortas na região – quase todas em rodovias ou do lado de fora das casas, o que indica que tentavam fugir das labaredas.

Até sexta-feira, na região, 150 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa dos incêndios.

Trump culpa governo californiano

Mais cedo, o presidente Trump culpou o governo da Califórnia pela “má administração das florestas” que, segundo ele, provocou os devastadores incêndios do estado e ameaçou cancelar futuras ajudas federai

“Não há razão para esses incêndios florestais enormes, mortais e onerosos na Califórnia, exceto pelo fato de a gestão florestal ser tão pobre. Bilhões de dólares são dados todos os anos e tantas vidas foram perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Ou se remedia agora ou não haverá mais pagamentos federais!”, afirmou Trump no Twitter.

O presidente americano aprovou uma declaração de emergência para o estado, que oferece às regiões afetadas ajuda e suporte aéreo, mas afirmou que poderia não voltar a fazer isso no futuro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost