19 de abril de 2024

Prefeitura de Rio Branco realiza formação para candidatos a gestores de escolas

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Educação (Seme) e do Instituto Abaporu, realiza nesta quarta (8) e quinta-feira (9), no auditório da Livraria Paim, a formação para 250 professores e gestores de escolas. Na sexta-feira (9) eles farão uma prova para testar os conhecimentos e, em dezembro, poderão participar da eleição para diretores das 75 unidades de ensino infantil, incluindo as creches pré-escolas e o ensino fundamental.

Só poderão participar da eleição em dezembro, os educadores que tiverem feito o Curso de Formação e a prova, e forem aprovados.

Só poderão participar da eleição em dezembro, os educadores que tiverem feito o Curso de Formação e a prova./Foto: Assis Lima

O secretário de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, explica que, no Curso de Formação, são abordados temas como a legislação educacional, políticas de financiamento, proposta pedagógica de ensino infantil, Estatuto da Criança e do Adolescentes e outros tópicos. Em seguida, na sexta-feira, os conhecimentos e habilidades adquiridos no Curso serão aferidos na prova, que será aplicada na Escola Anice Dib Jatene.

Márcio Batista avalia que os bons resultados alcançados pela educação do município de Rio Branco resultam, também, de todo esse processo para escolha dos gestores, “que inclui a meritocracia e a eleição democrática e garante consistência para o trabalho deles. O Curso aprofunda os conhecimentos sobre a educação e com certeza, impulsiona os bons resultados que temos alcançado na educação de Rio Branco”, pondera ele.

Alaíne Barbosa/foto: Assis Lima

Interessada na vaga de diretora da Escola Ilson Ribeiro, onde atualmente é professora, Alaíne Barbosa, participa dos dois dias do Curso de Formação, cuidando da filha, Alexandra, de dois meses. Para ela, o que de mais importante aprendeu no Curso foi a forma adequada de buscar políticas de financiamento e o modo certo de utilizar recursos. “Sempre tive o sonho de ser professora e acho que agora estou pronta para buscar ser diretora. Com esse curso, me sinto capacitada de verdade”, cita.

A eleição para eleger os novos diretores será realizada no dia 13 de dezembro e os gestores serão empossados em janeiro para mandatos de quatro anos, podendo haver uma reeleição.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost