Prefeitura de Sena inaugura unidades móveis do programa Bem + Saúde

A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), inaugurou na manhã desta segunda-feira (05) as unidades móveis do programa “Bem + Saúde”. O projeto oferecerá mamografia para rastreamento do câncer e atendimentos odontológicos gratuitos para a população do município.

O processo faz parte das ações realizadas pela gestão do prefeito Mazinho Serafim, em busca de melhores políticas na área de saúde em Sena Madureira, por meio também das ações do secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano.

Unidade Móvel vai atender mulheres de Sena Madureira/Foto: Ascom

A unidade tem capacidade e instalações para realização de 140 exames/dia e, em 2017, realizou cerca de 40 mil exames. Estas duas unidades foram desenvolvidas exclusivamente para atender os municípios do Brasil e no município de Sena Madureira as unidades estão instaladas na Avenida Avelino Chaves, onde aconteceu a solenidade de inauguração nesta manhã.

Pela primeira vez na história de Sena Madureira, é realizada este tipo de ação, valorizando a saúde da população. Este é o lema do prefeito Mazinho Serafim, que mantém o compromisso com o povo.

No primeiro dia, cerca de 150 mulheres foram atendidas/Foto: Ascom

Com uma equipe altamente capacitada, Unidades Móveis de Mamografia e Odontologia de excelência e com serviço totalmente digital de última geração, a ALCANCE está levando mais saúde e cidadania às pessoas. O programa Bem + Saúde chega ao município com realização e parceria da Prefeitura de Sena Madureira, Secretaria Municipal de Saúde, SUS, Ministério da Saúde, Alcance Participações e Saúde, bem como o Governo Federal.

Funcionamento

Neste primeiro momento, o programa irá garantir o acesso de mulheres com idade entre 50 a 69 anos através do programa e sua triagem, onde uma equipe capacitada da Secretaria Municipal de Saúde coordenará a população para os atendimentos de segunda a sábado, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

O programa irá fornecer dados imprescindíveis para um planejamento em saúde no município, possibilitando mapear zonas endêmicas e, posteriormente, direcionar os cuidados necessários.

Também irá promover, em dias, o atendimento de uma demanda que só seria alcançada em meses, e assim diminuirá gastos à saúde, uma vez que, detectando patologias precocemente, ficará muito mais fácil seu posterior tratamento.

“Há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços. Com essas unidades móveis, nós esperamos diminuir essa distorção prestando um grande serviço à saúde da mulher senamadureirense. Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a paciente seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano.

Inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (05)/Foto: Ascom

O vice-prefeito Gilberto Lira também esteve no evento e reforçou: “Entendemos a importância de levar políticas públicas de saúde para a população de Sena Madureira. Iremos intensificar a importância da prevenção. Com este recurso, esperamos suprir uma demanda reprimida há muitos anos”, destacou.

Já inauguradas, as unidades móveis começaram a operar. Neste primeiro dia, cerca de 150 mulheres utilizaram os serviços de rastreamento de câncer e 100 pessoas usufruíram dos procedimentos odontológicos.

“Estamos dando continuidade a um conjunto de ações. Ainda há muito o que desenvolver, mas este é um avanço notável no município. As unidades móveis vão, sobretudo, conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção”, afirmou o secretário municipal de Planejamento e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cirleudo Alencar.

O presidente ainda comentou: “Nós temos que parabenizar a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde por disponibilizar ideias inovadoras importantíssimas que vem acrescentar ações dentro da saúde da mulher e da população. Iniciativas como essas vêm contribuir para organizar o sistema de saúde municipal”.

Dentre os convidados, estiveram presentes a primeira-dama e deputada estadual eleita, Meire Serafim, os vereadores Ney Areal e Tom, os secretários municipais Getulião Saraiva (Finanças), Tarsis Queiroz (Administração), Lourdes Gregórios (Assistência Social), o tenente Juscelino Pacheco, representando o Corpo de Bombeiros, o tenente Francisco Chagas, representando a Polícia Militar, e Jean Franco, coordenador das unidades móveis.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeitura de Sena inaugura unidades móveis do programa Bem + Saúde