A Prefeitura de Sena Madureira realizou, nesta quarta-feira (7), uma grande ação de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, na região do bairro Bom Sucesso. A iniciativa constitui um grande mutirão de limpeza e ações integradas de conscientização da população sobre o assunto, seguindo determinação do prefeito Mazinho Serafim (MDB) e do seu vice, Gilberto Lira.
O Bom Sucesso foi o primeiro bairro a receber as atividades de combate ao Aedes aegypti, nessa grande mobilização realizada pela Prefeitura de Sena Madureira e que se estenderá por outros bairros do município. A ação está sendo articulada com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, que desenvolvem atividades integradas voltadas ao combate do mosquito, visando a redução dos casos de dengue, febre Chikungunya e Zika vírus na cidade.
Presente no mutirão, o gerente da Vigilância Sanitária, Jeocundo Assis, destacou a importância da colaboração dos moradores na manutenção da limpeza do bairro. “Hoje nós estamos com uma ação concentrada de diversos serviços da Prefeitura por orientação do prefeito Mazinho e do secretário de Saúde, Daniel Herculano. No que tange à limpeza urbana, é muito importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar no bairro, descartando seu lixo doméstico apenas nos dias de passagem do caminhão de coleta, evitando, assim, a exposição por tempo desnecessário do seu resíduo, pois isto traz uma série de problemas, inclusive, de saúde pública”, observou.
Agentes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água, identificação de criadouros do mosquito e aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto.
Jeocundo destacou, ainda, o aspecto do trabalho realizado pela Prefeitura no combate ao Aedes aegypti. “Identificamos os pontos de maior incidência do problema e estamos intensificando o trabalho de campo nesses locais para combater o problema exatamente nessas áreas mais suscetíveis, focando na limpeza, nas visitas domiciliares e na conscientização da população. Os resultados esperados são os melhores possíveis, pois nosso objetivo é baixar, em toda cidade, esse índice de infestação, realizando ações práticas e de conscientização da sociedade”, afirmou.
Além da equipe da Secretaria de Saúde, estiveram presentes os vereadores Dos Anjos, Tom, Boa Ideia e o médico da Unidade de Saúde, Dr. José Hassem Hall Neto.
Para finalizar, Jeocundo falou da parceria com o Ministério Público em Sena Madureira, onde os proprietários de terrenos baldios serão notificados, caso não haja limpeza.
“Os proprietários que não realizarem a limpeza dos terrenos baldios serão notificados, aberto processo administrativo sanitário e encaminhado ao Ministério Público para ser tomado as medidas cabíveis”.