19 de abril de 2024

Prefeitura inicia nova fase do “Projeto Plantando com os Curumins e Horta”

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMEIA), Educação (SEME) e de Agricultura e Floresta (SAFRA) deram início, nesta quarta-feira (31), à nova fase do projeto “Plantando com os Curumins” com uma experiência-piloto de horta escolar no Centro de Educação Infantil Olindina Bezerra da Costa, no Loteamento Jenipapo. A partir desta data, o projeto, que começou em 2013, agrega a palavra “horta” em seu nome passando a denominar-se “Plantando com os Curumins e Horta”. O CEI Olindina Costa atende crianças desde o nível de creche até educação infantil.

Projeto Plantando com os Curumins?Foto: Ascom PMRB

Estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente, Paola Daniel, e o secretário de Educação, Márcio Batista, além da professora Danila Torres, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (UFAC). Danila Torres é doutoranda em nutricionismo e realiza uma pesquisa sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), envolvendo o projeto Plantando com os Curumins e Horta. “Este é um projeto-piloto que pretendemos levar para outras cinco escolas. Estamos inserindo a implantação de hortas, ensinando as crianças desde o plantio aos benefícios das hortaliças na alimentação”, explicou Paola Daniel.

“Este projeto é maravilhoso pois nos dá a possibilidade de trabalhar a consciência ambiental das crianças e, através delas, influenciar os adultos”, observou o secretário de Educação, Márcio Batista, um dos grandes incentivadores do projeto desde o começo.

Alunos do Centro de Educação Infantil Olindina Bezerra da Costa/Foto: Ascom PMRB

O Plantando com os Curumins foi implantado em 2013 na escola Maria Izaliz Correia Teixeira, no bairro Recanto dos Buritis. Depois, as escolas Juvenal Antunes, no bairro Calafate, Anice Dib Jatene, no bairro Conquista, Dona Mozinha Feitosa, no Seis de Agosto e a Escola Francisco Bacurau, na Vila Betel foram as beneficiadas com a presença do projeto. As atividades tiveram continuidade e, atualmente, são ampliadas. A iniciativa ajuda a promover a consciência ambiental entre os pequeninos estudantes da rede municipal de ensino.

Na cerimônia de implantação do novo Plantando com os Curumins, o personagem “Mundinho” apareceu, cantou e encantou a criançada com a música Mundinho Feliz, da ativista ambiental acreana, Neiva Nara.

“Vou cuidar das plantas”, disse um estudante de cinco anos.

O projeto Plantando com os Curumins e Horta contempla atividades de educação ambiental que abordam o tema das árvores, promovendo o envolvimento das crianças em uma experiência de conhecimento, reflexão, interação para a preservação, valorização e defesa das árvores da escola, do bairro, da cidade e do planeta. Pais e mães que participaram da atividade no CEI Olindina Bezerra da Costa aprovaram a proposta. “As plantas trazem vida a um ambiente. Todos em minha casa cuidam das plantas que temos e é importante demais que as escolas tenham projetos como este”, disse a dona de casa Eliane da Silva Almeida, mãe de Isabele, de cinco anos. “Eu gosto de plantas”, confirmou a garotinha, prometendo ajudar a cuidar da horta na escola assim como faz em sua casa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost