A Prefeitura, por meio da Secretaria de Direito Humanos e Políticas Afirmativas (SEDIHPA), Secretaria Ajunta da Mulher (SEMAM) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) apresenta nesta segunda-feira,26, a Agenda Integrada das Ações de Rio Branco para os 16 Dias De Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra Mulher – 2018. Em Rio Branco, a programação inclui rodas de conversa, palestras, distribuição de material informativo.
A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro, e 10 de dezembro
16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas, que teve início em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.
A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. No Brasil a campanha foi aderida em 2003, e para salientar a dupla discriminação e opressão histórica contra as mulheres negras, se inicia em 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra.
