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Restaurante dá prato grátis à crianças quando pais aceitam ficar sem celular no jantar

Por EBC

Fazer com que as famílias deixem os tablets e smartphones de lado e conversem entre si na hora das refeições pode ser difícil, mas uma rede de restaurantes está tentando mudar isso.

Em regime experimental, os pais que estiverem dispostos a entregar os dispositivos aos funcionários do estabelecimento vão ganhar refeições gratuitas para as crianças.

Pesquisa mostrou que as crianças querem que os pais gastem menos tempo no celular e mais tempo conversando com elas — Foto: Helena Lopes/Creative Commons

A rede Frankie & Benny’s, no Reino Unido, afirmou que a ideia surgiu após a realização de uma pesquisa, encomendada pela empresa, que ouviu 1,5 mil pais e filhos.

O resultado mostrou que as crianças querem que os pais gastem menos tempo no celular e mais tempo conversando com elas.

De acordo com o levantamento, cerca de 10% tentam esconder o aparelho deles para chamar a atenção.

E, para quase o dobro, a impressão é que os pais preferem estar com seus telefones do que conversando com elas.

Mais de um quarto dos pais admitiram, por sua vez, que checam seus telefones durante as refeições em família, enquanto 23% fazem o mesmo enquanto o filho conta como foi seu dia.

Durante a promoção “No Phone Zone” (Área Sem Celular, em tradução livre), que acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, o Frankie & Benny’s vai oferecer às famílias uma caixa na qual vão poder guardar os aparelhos.

Ninguém será forçado a participar, ressalta a empresa, mas os funcionários serão “incentivados” a fazer com que os clientes se envolvam.

A rede, que tem 250 restaurantes, também disse que gostaria de lançar a promoção de maneira permanente se for bem-sucedida.

Algumas pessoas elogiaram a iniciativa pelo Twitter, enquanto outras se mostraram mais céticas.

“Onde é esse lugar mágico e como eu chego lá?”, escreveu Alexis Martin.

Sue Lamming tuitou: “Que ideia ótima, mas será que as famílias vão saber o que falar entre si?”

O analista de varejo Steve Dresser se perguntou, no entanto, se seria uma manobra para impedir temporariamente os clientes de se queixarem do serviço do restaurante nas redes sociais.

“Analisamos várias maneiras de incentivar as pessoas a interagirem mais à mesa de jantar. E descobrimos que dar às famílias a chance de deixar seus dispositivos de lado por apenas algumas horas é uma ótima forma de aproximá-las e de aproveitar o tempo em família”, afirmou um porta-voz da empresa.

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