Sesacre nega, mas funcionários e sindicato confirmam reduções no atendimento em hospitais de Rio Branco

Após as denúncias de que hospitais no Acre estavam fechando as portas por determinação do Estado, o secretário de Saúde do Acre, Rui Arruda, se manifestou, por meio de sua assessoria de imprensa, negando que a Policlínica do Tucumã fecharia ou mesmo reduziria o horário de atendimento.

No caso do Hospital de Urgência e Emergência (HUERB), que teve os portões fechados na manhã desta quinta-feira (01), impedindo a entrada de pacientes, o secretário disse que se trata de um “equívoco” e não falta de médicos ou pagamento de plantões e horas extras desses profissionais.

“O fechamento do portão do HUERB nada tem a ver com o pagamento de plantões dos médicos que, inclusive, foram feitos ontem. O fechamento foi um equívoco no funcionamento do local e isso já foi normalizado. A partir da outra semana, o HUERB fará uma mudança no fluxo de serviços, mas isso não implica em nada no atendimento ao cidadão”, diz nota enviada à imprensa.

Funcionários dizem que notícia foi repassada pela própria diretoria do local/Foto: ContilNet

A incerteza das medidas adotadas pelo governo tomam de conta, já que o presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Saúde do Acre (SINTESAC), Adailton Cruz, garantiu à reportagem do ContilNet que, praticamente todos os hospitais vão cortar os atendimentos pela metade da capacidade atual, tendo em vista que os plantões e horas extras dos profissionais do setor foram reduzidos pela metade.

“No PS, foram fechados os laboratórios, ambulatórios e setor de urgência. Só entra pela sala vermelha, onde é aqueles casos graves trazidos pelas ambulâncias ou SAMU”, esclareceu Cruz.

No caso da Policlínica, a Secretaria de Comunicação tratou como fake news, mas uma funcionária local afirmou que a notícia de que o horário será reduzido foi repassado pela própria diretoria do local. Inconformada, a funcionária disse ainda que o governo está ameaçando fechar o local na próxima semana.

Com esta possibilidade, os funcionários não sabem sequer se perderão o emprego ou serão realocados. Os moradores do bairro Tucumã e adjacentes estão revoltados com a situação e prometem fechar as principais vias da capital na próxima segunda-feira (05), caso não obtenham uma resposta imediata.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/3zHXInsGEpA

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sesacre nega, mas funcionários e sindicato confirmam reduções no atendimento em hospitais de Rio Branco