O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Acre (Sintesac) promete entrar com uma Ação Judicial nesta segunda-feira (12), contra o governador do Estado Tião Viana (PT), pelo que classificam de irresponsabilidade com a vida humana, quando da precarização dos serviços oferecidos nos hospitais públicos, principalmente no Pronto Socorro da capital.
Uma visita surpresa no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foi realizada na última sexta-feira (9) e contou, além do sindicato, com a presença de membros do Ministério Público Estadual (MPE).
Na vistoria da equipe, em todos os setores, que durou quase três horas, ficou constatado que a maioria do serviços não funcionam por falta de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e até pessoal de limpeza.
“As enfermarias estão fechadas, o setor de acolhimento não está mais funcionando, nem os ambulatórios, sem contar que a farmácia está fechada e os serviços de classificação de risco também. Quase nada funciona. Somente os serviços de urgência e emergência ainda estão sendo feitos e de forma muito precária”, diz o presidente do Sintesac, Adailton Cruz.
A nossa reportagem ainda não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde e nem com a direção do Huerb para comentar sobre o assunto.