Tempo da segunda prova do Enem é 30 minutos menor que no primeiro dia

Mais de 5,5 milhões de candidatos estão habilitados a participar, neste domingo (11), do segundo dia de provas do Enem 2018. Serão aplicadas aos estudantes 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Devido ao horário de verão, adotado em dez estados e no Distrito Federal, o País tem hoje quatro fusos horários diferentes, situação que obriga os candidatos do Enem 2018 a terem atenção redobrada para o horário da abertura e fechamento dos portões. A informação consta dos cartões de confirmação da inscrição, que contém ainda os dados do estudante e o local de prova.

Mais de 5,5 milhões se inscreveram para o Enem 2018; segundo dia de provas é neste domingo/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pelo horário oficial de Brasília, a abertura dos portões será ao meio-dia, com fechamento às 13h e início oficial das provas às 13h30. Diferentemente do primeiro dia do exame, desta vez os alunos terão cinco horas para concluir a prova (o término oficial é às 18h30).
No último domingo (4), primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio , mais de 4,1 milhões compareceram aos seus locais de prova para os testes de linguagem, ciências humanas e redação. A abstenção de 24,9% foi a menor registrada no exame desde 2009 .

Veja o mapa com os horários de provas em todo o Brasil

Pouco mais de 1.700 candidatos tiveram a aplicação da prova cancelada por falta de energia elétrica em dois locais de prova, mas a orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ) é para que esses estudantes façam a prova deste domingo e, posteriormente, eles terão direito à reaplicação dos testes do primeiro dia.

A estrutura para aplicação do Enem em 1.725 municípios de todo o País envolve 10.718 locais de provas, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas de doze Cadernos de Questões diferentes. Haverá ainda uma videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são quase 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame.

O que é preciso saber para o segundo dia de provas do Enem 2018

  • Separar os documentos necessários antes do dia da prova

É necessário levar documento para ser autorizado a fazer a prova. O Inep aceita como documento de identificação a cédula de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Certificado de Reservista, o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

  • Verificar qual o melhor meio de transporte para chegar ao local de provas

Apesar do local de provas não mudar do primeiro dia de provas para o segundo e, ainda que o candidato já tenha feito o trajeto no primeiro final de semana, é importante conferir se, por conta de algum outro evento local, as opções de transporte para chegar ao local da prova ou das vias não estarão com algum tipo de obstrução ou limitação.

É importante também escolher o melhor trajeto, levando em consideração o tempo de acesso e qual o caminho que será percorrido, evitando grandes avenidas e áreas próximas a outros locais de prova ou de possíveis grandes aglomerações.

  • Certificar-se dos horários de ônibus e metrô

Ainda na questão do transporte, é bom checar os horários dos ônibus e metrôs já que aos domingos eles costumam ser diferenciados, com maior tempo de intervalo entre um e outro. Por isso, é importante que o participante se assegure de que o meio de transporte que ele escolher para chegar até o local da prova irá passar em um horário que possibilite a sua chegada com antecedência para garantir que ele não tenha problemas com atraso.

Taxa de abstenção do Enem 2018 é a menor dos últimos anos. Número de candidatos eliminados também foi o mais baixo/Foto: Reprodução

O que pode levar no Enem?

Para preencher o gabarito da prova é imprescindível que seja utilizada uma caneta esferográfica de tinta preta – outra cor de tinta impossibilita que o cartão de respostas seja lido pelo sistema. Mas não serve qualquer caneta: o objeto precisa ser fabricado em material transparente.

Deixe em casa o que é proibido: lápis , lapiseira, borrachas, livros, manuais, anotações, óculos escuro, boné, chapéu, gorro não são permitidos e, se forem levados, serão colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira. Lanches são permitidos, mas deverão estar em embalagens fechadas ou, se forem preparados em casa, devem estar em embalagens transparentes.

As salas disponíveis para a realização do exame contarão com equipamentos detectores de metal, para identificar celulares, que são proibidos. Quem levar o aparelho deverá deixá-lo no porta-objetos. O uso do celular durante a prova leva à desclassificação do candidato.

A nota do Enem 2018 poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost