Acre ganha escritório do Education USA para intercâmbios nos Estados Unidos

O Acre acaba de ganhar um ponto de partida para aqueles que estiverem interessados na busca por conhecimento nos Estados Unidos. É o escritório da Education USA, localizado no Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie) e inaugurado na manhã desta terça-feira, 18, pelo governador Tião Viana, com a presença da consulesa de vistos da Embaixada Americana, Lauren Willy, e da coordenadora para o Cone Sul do Escritório Education USA, Rita Moriconi.

O Education USA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. Possui uma rede global com mais de 400 centros de orientação, sendo afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano. No Brasil, o Education USA chega agora a 37 escritórios em instituições parceiras.

No Acre, o escritório da Education USA será coordenado por Nephi Barros, professor de destaque do CEL e treinado no Rio de Janeiro para a função?Foto: Sérgio Vale

Para Tião Viana, a abertura do escritório celebra resultados de investimentos na educação durante seu governo, destacando a parceria por pós-graduações com a Universidade do Colorado e a criação do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que desde 2011, quando foi instituído, já atendeu mais de 52 mil estudantes nos cursos de espanhol, francês, inglês, italiano, libras e, recentemente, hatxa kui, língua matriz do povo Huni Kuin.

“Isso aqui é um programa de cooperação mútua, em que o governo norte-americano, por meio dessa entidade, apresenta um relacionamento com os estudos na língua inglesa. Assim, jovens acreanos poderão ir para universidades americanas, para colégios e áreas de ensino, e jovens norte-americanos poderão vir para o Acre. Isso fortalece uma melhor visão do mundo em todas as fronteiras do conhecimento”, conta o governador.

Grandes oportunidades

Todos os anos, o Education USA vai sortear uma bolsa de estudos. E já garantiu uma para o ano que vem, quando um aluno acreano do ensino médio terá a oportunidade de ficar quatro semanas nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

A coordenadora para o Cone Sul do Escritório Education USA, Rita Moriconi, afirma que o Brasil é o décimo país que mais envia estudantes (cerca de 14 mil) para os Estados Unidos.

“Temos oportunidades de cursos de graduação, mestrado, doutorado e inglês intensivo, e a importância de o escritório vir para cá é que os estudantes podem ter informações precisas e abrangentes sobre como aplicar nessas instituições, além de tentar bolsas de estudos.”

Participando da solenidade, a consulesa de vistos da Embaixada Americana, Lauren Willy, falou como intercâmbios são importantes na formação e visão do mundo.

“Estamos muito felizes de abrir este escritório, por fortalecer os laços entre os Estados Unidos e o Brasil. Eu mesma sou produto desse tipo de intercâmbio que a Education USA promove. Aos 17 anos, estive no Rio Grande do Norte e foi lá que comecei a aprender sobre diplomacia.”

No Acre, o escritório da Education USA será coordenado por Nephi Barros, professor de destaque do CEL e treinado no Rio de Janeiro para a função.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Acre ganha escritório do Education USA para intercâmbios nos Estados Unidos