A Câmara Municipal de Rio Branco entregou nesta quinta-feira (6) Moções de Aplausos para quatro cineastas tidos como os pioneiros do cinema acreano. O objetivo da entrega das honrarias foi reconhecer os relevantes serviços e contribuições desses artistas à chamada Sétima Arte no estado. A iniciativa foi da vereadora Elzinha Mendonça (PDT).
“Trata-se de um reconhecimento público articulado pela Associação Acreana de Cinema que nos deixa muito felizes, considerando-se que estes artistas são as maiores referências da arte cinematográfica, incluindo a fundação e difusão do cinema em solo acreano”, comentou Enilson Amorim, atual presidente da instituição.
Os homenageados
Dentre os homenageados estão os cineastas João Batista Marques de Assunção (em memória), Adalberto Queiroz de Melo, Antônio Evangelista e Guilherme Francisco.
Segundo o Cineasta Adalberto Queiroz, “as homenagens são de extrema relevância para todos nós, do cinema acreano, haja vista que além de a Câmara reconhecer publicamente o nosso trabalho e dedicação à cultura acreana, ela incluiu na homenagem uma das figuras mais brilhantes do cinema, que é o nosso grande músico, professor e cineasta João Batista Marques de Assunção, o popular Teixeirinha do Acre, que sem dúvida foi um dos mais completos artistas que já conheci”, finalizou Queiroz.