19 de abril de 2024

Chuvas intensas e queda da temperatura devem ocorrer neste fim de semana no Acre

O mês de dezembro começa com chuvas intensas e queda da temperatura no Acre. Segundo o pesquisador Davi Friale, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul neste sábado (1) e ao Acre, no domingo (2). “Na sequência, no sul da Amazônia Ocidental, haverá incursão de uma parcela de ar um pouco mais frio, diminuindo sensivelmente a temperatura, podendo até caracterizar uma leve friagem no Acre”, escreveu o pesquisador em seu site, ‘O Tempo Aqui’.

Previsão de chuva para o final de semana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O final de semana promete ser chuvoso, podendo ocorrer chuvas a qualquer momento que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, principalmente no domingo, quando o tempo ficará extremamente instável, com muitas nuvens.

“Nossas estimativas são de que, em média, nestes próximos três dias – até segunda-feira (3)– o acumulado de chuvas gire entre 50 e 100mm, no Acre”, destacou Friale.

ALERTA DE RÁPIDA SUBIDA NO NÍVEL DOS RIOS

Outro alerta dado pelo pesquisador é em relação aos níveis de todos os rios da região que, segundo ele “terão rápida e acentuada elevação na próxima semana, sendo que os rios menores poderão transbordar a qualquer momento já a partir deste fim de semana, como é o caso do igarapé São Francisco, em Rio Branco”.

Em Cruzeiro do Sul, onde a enchente do Rio Juruá já atinge mais de mil pessoas, a situação deve se agravar. “O nível do Rio Juruá vai continuar subindo bastante nos próximos dias e deverá passar de 14 metros, não sendo surpresa se atingir a maior cota desde que começou a ser medida oficialmente”, escreveu.

O Rio Acre tende a baixar o nível ao longo do fim de semana mas voltará a subir rapidamente com o volume de chuva que caiu sobre o estado nos últimos dias e as previstas para este sábado e domingo. ” Alerta também para as cidades acreanas de Sena Madureira e Tarauacá, pois o nível dos rios Iaco e Tarauacá, deverão ter rápida elevação nos próximos dias”, declarou Friale.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost