O mês de dezembro começa com chuvas intensas e queda da temperatura no Acre. Segundo o pesquisador Davi Friale, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul neste sábado (1) e ao Acre, no domingo (2). “Na sequência, no sul da Amazônia Ocidental, haverá incursão de uma parcela de ar um pouco mais frio, diminuindo sensivelmente a temperatura, podendo até caracterizar uma leve friagem no Acre”, escreveu o pesquisador em seu site, ‘O Tempo Aqui’.
O final de semana promete ser chuvoso, podendo ocorrer chuvas a qualquer momento que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, principalmente no domingo, quando o tempo ficará extremamente instável, com muitas nuvens.
“Nossas estimativas são de que, em média, nestes próximos três dias – até segunda-feira (3)– o acumulado de chuvas gire entre 50 e 100mm, no Acre”, destacou Friale.
ALERTA DE RÁPIDA SUBIDA NO NÍVEL DOS RIOS
Outro alerta dado pelo pesquisador é em relação aos níveis de todos os rios da região que, segundo ele “terão rápida e acentuada elevação na próxima semana, sendo que os rios menores poderão transbordar a qualquer momento já a partir deste fim de semana, como é o caso do igarapé São Francisco, em Rio Branco”.
Em Cruzeiro do Sul, onde a enchente do Rio Juruá já atinge mais de mil pessoas, a situação deve se agravar. “O nível do Rio Juruá vai continuar subindo bastante nos próximos dias e deverá passar de 14 metros, não sendo surpresa se atingir a maior cota desde que começou a ser medida oficialmente”, escreveu.
O Rio Acre tende a baixar o nível ao longo do fim de semana mas voltará a subir rapidamente com o volume de chuva que caiu sobre o estado nos últimos dias e as previstas para este sábado e domingo. ” Alerta também para as cidades acreanas de Sena Madureira e Tarauacá, pois o nível dos rios Iaco e Tarauacá, deverão ter rápida elevação nos próximos dias”, declarou Friale.