Representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) anunciaram, na noite desta quinta-feira (13), no Afa Jardim, em Rio Branco, os vencedores da 9° edição do Prêmio de Jornalismo. O portal ContilNet Notícias foi agraciado com dois prêmios, conferidos ao repórter Resley Saab e ao colunista social Douglas Richer.
O tema deste ano foi “Segurança Pública e Direitos Humanos – A Vida em Pauta”. Ao todo, cerca de 70 trabalhos concorreram, dos quais, sete profissionais acabaram premiados nas categorias TV, rádio, jornal impresso e fotojornalismo.
O colunista social Douglas Richer, da coluna “A Venenosa do Iaco”, venceu na categoria destaque acadêmico. Já Resley Saab foi o vitorioso em webjornalismo.
Natural de Sena Madureira, Douglas, em seu discurso, lembrou o município de origem e a oportunidade que lhe foi dada no site. Ele citou como principal incentivadora do seu trabalho a jornalista Wânia Pinheiro, diretora e proprietária do portal.
Douglas se sobressai também quando o assunto são os acessos às colunas sociais, liderando a preferência dos leitores.
Veterano
Com mais de 22 anos de profissão, Resley Saab é vencedor de quatro concursos consecutivos do MPAC, desde 2015. Desta vez, ele venceu com a reportagem “Cidade do Povo – vida, morte e esperança no maior conjunto habitacional da Região Norte”, publicada no portal do ContilNet. Confira AQUI.
No total, Saab contabiliza dez prêmios jornalísticos no estado, alguns dos quais conferidos pelo Sinjac (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre), idealizador do prêmio José Chalub Leite.
Natural de Rio Branco, Saab foi editor-chefe dos jornais A Gazeta e Opinião, além do site agazeta.net. Também exerceu cargos na assessoria de imprensa da prefeitura de Rio Branco e, atualmente, chefia o setor de comunicação social da Secretaria de Estado de Educação.
Objetivo
A proposta do prêmio instituído pelo MPAC, de acordo com a equipe organizadora, é estimular a publicação de matérias com enfoque nos debates sobre segurança pública, direitos humanos e promoção da justiça.
A procuradora-geral, Katia Rejane Rodrigues, enfatizou que “o evento é um sucesso do Ministério Público, e que sem o apoio dos colaboradores não seria possível realizar o evento”.
Rejane comemorou um recorde nas inscrições dos participantes que concorrem ao prêmio neste ano.
Júri
Atuaram como jurados do processo de escolha dos melhores trabalhos: Gisele Lucena, Gilberto Lobo, Janaína Ribeiro, Joana D’Arc Martins, Luiz Codó, Rodrigo Pires e o jornalista Thiago Reis, do G1 de São Paulo.
Marcaram presença na solenidade de premiação, o promotor de justiça Rodrigo Curti, o corregedor-geral Celso Gerônimo, o vereador Emerson Jarude e a deputada federal eleita Perpétua Almeida (PCdoB).