19 de abril de 2024

Emocionado, Gladson faz discurso de despedida do Senado Federal para assumir o governo do Acre

O senador e governador eleito, Gladson Cameli (Progressistas), se despediu, nesta quinta-feira (13), do Senado Federal. Em um discurso emocionado, ele fez um balanço de sua atuação parlamentar e falou sobre ações importantes que pretende executar no governo do Estado do Acre, junto com o vice-governador, Major Rocha (PSDB).

“Faz 12 anos que sirvo ao País como representante do povo acreano e do povo brasileiro, no Poder Legislativo da União. Como Deputado Federal foram oito anos: de 2007, quando lá entrei com 28 anos de idade, até o início de 2015, por duas legislaturas consecutivas. Em fevereiro de 2015, comecei aqui no Senado, na atual legislatura. Não há dúvida, que assumir o mandato de Governador do Acre será o maior desafio da minha vida pública”, afirmou.

Gladson Cameli destacou que tem consciência vai assumir um Estado com muitos problemas, a partir de janeiro de 2019, mas que está preparado para trabalhar com muita determinação, com muita vontade de acertar, e de não decepcionar os acreanos.

Gladson se despede do Senado/Foto: ascom

Agradecendo aos seus pares, Gladson Cameli fez um breve relato sobre sua atividade parlamentar, ressaltando sua participação nas Comissões, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e de três grupos parlamentares, que irmanam o Brasil com a China, com a Irlanda e com a Sérvia.

“Em todas essas importantes Comissões que passei, aprendi ouvindo os mais experientes e mais sábios do que eu, discutindo as questões relevantes para o bem-estar do nosso povo, estendendo ao colegiado o entendimento que formei em cada uma dessas questões. E, também votando as matérias com responsabilidade. Certamente, essa é uma experiência valiosa que me será muito útil para governar bem o meu estado”, ressaltou.

Ele também fez uma espécie de prestação de contas do seu mandato, apresentando um balanço das proposições apresentadas e de outras ações realizadas durante os seus quatro anos no Senado.

Gladson citou, como exemplo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) n.º 245, de 2016, que tem o objetivo de colocar um fim ao abuso de bancos e de financeiras ao cobrar juros exorbitantes no cartão de crédito. Se aprovado o projeto, os bancos não mais cobrariam taxas de juro absurdas de mais de 300% ao ano para pessoa física. A taxa máxima cobrada não poderia passar de 13% ao ano, que corresponde ao dobro da atual taxa SELIC de 6,5% ao ano.

Também falou sobre o PLS 250, de 2017, por sua vez, impõe ao locador de um imóvel o dever de informar trimestralmente ao fiador sobre a situação de adimplência do aluguel pago pelo locatário. E sobre o PLS 275/2015 que trata do aperfeiçoamento da modalidade de licitação pública chamada pregão, além do PLS 288/2017 que procura dar transparência ao paciente sobre os serviços prestados pelo hospital, entre outros, todos de sua autoria.

“Mas o PLS da minha autoria pelo qual tenho verdadeira predileção é o que autoriza a criação de Áreas de Livre Comércio nos municípios de Brasileia e de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. Porque esse PLS, o de n.º 61, de 2016, certamente trará desenvolvimento econômico e social para essa região do meu estado, caso seja aprovado. Tenho me empenhado bastante pela sua aprovação nesta Casa”, disse.

Gladson em discurso no Senado/Foto: ascom

Afirmando que sempre esteve presente em todos os municípios do estado, levando os recursos necessários para o desenvolvimento, por meio de emendas parlamentares e trabalhando para que obras necessárias fossem realizadas, Gladson Cameli citou algumas concretas em prol dos municípios acreanos.

“Ajudei a conseguir máquinas para pavimentar rodovias e estradas vicinais no estado. Também ruas dentro das cidades. Apoiamos a construção de unidades básicas de saúde fluviais, as UBS; o programa de concessão de cartões-reforma para que a população carente possa melhorar as suas condições de moradia; a realização do Festival do Feijão, em Marechal Thaumaturgo; a eletrificação de ramais do programa Luz para Todos, do Governo Federal”, citou.

Desafios para os próximos anos

Ainda em seu discurso de despedida do Senado, o governador eleito do Acre, Gladson Cameli, disse que seu objetivo é fazer uma administração desenvolvimentista, voltada para facilitar investimentos, principalmente no agronegócio, vocação do estado, visando sempre diminuir o desemprego que hoje encontra-se no patamar avassalador de 17% da população economicamente ativa do Acre.

“Faremos o governo das oportunidades. Vamos incentivar o investimento em escoamento da produção, com melhorias na infraestrutura de transportes. O estado encontra-se em más condições financeiras, mas vamos recuperar as finanças estaduais. Vamos buscar os recursos necessários para o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Tenho muita, mas muita vontade de acertar e de realizar um bom trabalho”, afirmou.

Gladson Cameli também expressou sua preocupação com a Floresta, afirmando que vai cumprir à risca o Código Florestal. “Contudo, não nos vamos deixar estagnar por uma mentalidade paralisante. Vamos provar que é possível gerar emprego e renda sem prejudicar a preservação do nosso imenso patrimônio natural”, afirmou.

Falando sobre Segurança Pública, ele disse que ações importantes serão desenvolvidas para combater o tráfico de armas, o contrabando, o tráfico de drogas, com uma atenção especial às fronteiras brasileiras que passam pelo Acre, com a ajuda das forças federais.

“A criminalidade tomou conta do estado. À guisa de ilustração, a nossa capital, Rio Branco, hoje apresenta o índice alarmante de 62 mil mortes violentas por 100 mil habitantes. Vamos sentar à mesa com os colegas Governadores da Região Norte e Centro-Oeste, e implementar políticas integradas de fiscalização”, destacou.

Encerrando, ele fez questão de agradecer a amizade e o convívio respeitoso com todos os senadores.

Senadores destacam atuação de Gladson Cameli

Em aparte, os senadores Cristóvão Buarque (PPS-DF), Antônio Anastasia (PSDB-MG), Randolph Rodrigues (REDE-AP), Sérgio Petecão (PSD-AC), Dário Berger (MDB-SC), que presidiu a sessão e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), fizeram questão de destacar a atuação de Gladson Cameli no Senado.

Desejando boa sorte ao governador eleito do Acre, os senadores ressaltaram o papel importante que Gladson Cameli exerceu, com uma ação voltada, principalmente, para o desenvolvimento do Acre.

“Tenho certeza que o Acre terá um grande governador. Peço que o senhor tenha uma atenção especial à Educação e também à preservação da Floresta. Parabéns ao povo acreano por ter escolhido um governador tão determinado e tão jovem. Conte com meu apoio para o que precisar e para a concretização dos seus projetos”, disse o senador Cristovão Buarque.

O senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), destacou as qualidades de Gladson Cameli, afirmando que durante os quatro anos de mandato, ele sempre demonstrou seriedade e compromisso com o Acre.

Já o senador Randolph Rodrigues (REDE-AP), disse que Gladson Cameli terá o grande desafio de contribuir com o desenvolvimento do Acre. Para isso, terá a seu favor sua determinação e humildade.

Presidindo a sessão, o senador Dário Berger (MDB-SC), parabenizou Gladson Cameli pela vitória nas eleições, afirmando que ele “está colhendo os frutos de uma vida política pautada pela seriedade e determinação”.

“O seu sucesso, é o sucesso do povo acreano. Tenho certeza que o senhor fará um grande governo, com apoio de amigos como o senador Sérgio Petecão. Vocês formaram um grande time para vencer as eleições e trabalhar pelo Acre”, disse.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), antes de passar a presidência da sessão para o senador Dário Berger, fez questão de agradecer o companheirismo e a simpatia de Gladson Cameli.

O senador acreano, Sérgio Petecão (PSD), parabenizou Gladson Cameli e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Acre. “Vamos trabalhar juntos pelo povo acreano. Peço que possamos manter nossa humildade e olhar sempre pelos mais humildes”, destacou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost