A Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli está realizando durante toda semana do dia 03 a 08 de dezembro, a Semana Literária, uma semana dedicada à exposição de poemas, biografias dos clássicos da literatura, principais obras dos movimentos vanguardistas e músicas.
No entanto, um dos destaques dessa semana de exposição é a sala temática “Vidas Secas”, organizada pelos alunos do 3º ano “D” e pela professora de Língua Portuguesa, Albanisa Queiroz. A sala retrata o cenário da obra Vidas Secas, uma das obras mais emblemáticas do escritor brasileiro moderno, Graciliano Ramos. O livro foi publicado em 1938 e trata-se de um romance documental inspirado nas experiências do autor.
A referida sala representa, de forma realística, o enredo da estória, que conta a trajetória de uma família de retirantes que atravessam o sertão nordestino, fugindo da miséria e da seca, em busca de uma vida melhor.
Para o aluno Mateus Gouveia, um dos organizadores da sala temática, “transformar o enredo da obra Vidas Secas em um cenário real é de grande valia para o nosso aprendizado”.
A Semana Literária na referida escola é um projeto organizado pela equipe gestora e pedagógica e os professores de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, em especial os professores Cledson Menezes, Vanderléia Alcântara, Vanessa Freire, Albanisa Queiroz, Lívia Geber, Mary Sá, Sheila Ferreira e Sílvia Maria.
Confira as fotos: