Imigrante de 7 anos morre desidratada após ser detida pelos EUA

Protestos foram realizados na fronteira EUA-México depois que uma menina de 7 anos – que viajou para o norte da Guatemala – morreu sob custódia de autoridades americanas. Jakelin Caal Maquin estava entre um grupo de 163 pessoas que se entregaram aos agentes de patrulhamento no último dia 6. A morte foi constatada dias depois. Os serviços de emergência constataram que a temperatura corporal da menina chegou a 41ºC, destacou o diário americano. Ela não teria resistido “à desidratação e ao choque”. As informações são da Skynews.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) disse ao “The Washington Post” que a menina não teve nada para comer ou beber em vários dias e foi levada para o hospital de El Paso, no oeste do Texas, depois que ela começou a ter convulsões.

Essa versão dos fatos é contestada pelo pai da criança, Nery Caal, cujo advogado insistiu que ele garantisse que Jakelin fosse bem alimentada durante sua jornada de mais de 3 mil quilômetros de sua casa.

/Foto: Reprodução

Em uma declaração lida por Ruben Garcia, o diretor do abrigo migratório do Texas, a Casa da Anunciação, o advogado disse que a família estava procurando “uma investigação objetiva e completa” sobre o que poderia ter causado a morte de Jakelin.

“Jakelin e seu pai vieram para os Estados Unidos em busca de algo que milhares de pessoas vêm buscando há anos – uma fuga da situação perigosa em seu país de origem”, disse o comunicado. “Esse era o direito deles sob as leis dos EUA e internacional. Mas é uma jornada que resultou em tragédia.

“A família está buscando uma investigação objetiva e completa e está pedindo que os investigadores avaliem este incidente dentro dos padrões reconhecidos nacionalmente para a prisão e custódia de crianças.

Assim como a disputa sobre a possibilidade de Jakelin ter sido alimentada, outros pontos de contradição incluem o fato de que Caal, o pai dela, teria sido orientado a assinar formulários vitais em inglês – uma língua que ele não fala nem entende. Também não houve nenhuma declaração do médico legista que realizou a autópsia em Jakelin.

Perigo na fronteira

A morte da garota levantou novas questões sobre o tratamento dos detidos na fronteira, com políticos e ativistas democratas tendo levantado preocupações sobre a condição das celas de detenção. Em novembro, os oficiais de fronteira detiveram 25.172 membros de “unidades familiares” – o maior número mensal já registrado.

Em uma declaração em resposta à morte de Jakelin, o Departamento de Segurança Interna dos EUA disse: “Como sempre dissemos, viajar para o norte ilegalmente é extremamente perigoso”. “Cartéis de drogas, contrabandistas de seres humanos e os elementos representam riscos mortais para quem atravessa a fronteira ilegalmente. Mais uma vez, estamos implorando aos pais que não arrisquem a si mesmos ou aos filhos tentando entrar ilegalmente”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Imigrante de 7 anos morre desidratada após ser detida pelos EUA