Mais Médicos: ministério prorroga prazo para escolha de cidades

O Ministério da Saúde prorrogou nesta quarta (26) o prazo para que profissionais formados no exterior escolham as cidades onde irão trabalhar no programa Mais Médicos. Os brasileiros com diploma estrangeiro poderão selecionar os municípios nos dias 23 e 24 de janeiro; já os médicos sem registro no país terão o prazo de 30 e 31 de janeiro. São 842 vagas disponíveis em 287 municípios e 26 distritos indígenas.

O novo prazo para escolher o local de atuação se aplica aos 10.205 profissionais formados no exterior que enviaram a documentação, no site, para participar do Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, os documentos ainda estão em análise. Os profissionais selecionados para o programa não precisam fazer o Revalida, exame que reconhece o diploma de médicos com diploma estrangeiro.

Os brasileiros formados no exterior devem começar a trabalhar nos dias 4 e 5 de fevereiro (se já tiverem participado das atividades preparatórias) ou entre 25 e 27 de março. Já os estrangeiros sem diploma brasileiro começam a trabalhar nos dias 6 e 7 de fevereiro (se já tiverem participado das atividades preparatórias) ou entre 25 e 27 de março.

/Foto: Reprodução

Médicos com registro no Brasil

Depois do término da primeira fase de seleção para o programa, o ministério abriu novo prazo para médicos com CRM brasileiro se inscreverem no Mais Médicos: 20 e 21 de dezembro. Esses profissionais devem se apresentar nos municípios entre os dias 7 e 10 de janeiro. Se desistirem de comparecer, deverão informar à gestão local, para que as vagas sejam disponibilizadas novamente.

De acordo com dados divulgados nesta quarta (26), 1.707 médicos com CRM no Brasil escolheram postos de trabalho nessa segunda etapa. A lista com os nomes dos profissionais alocados foi publicada nesta quinta (27) no Diário Oficial da União.

O primeiro edital de seleção, publicado no dia 20 de novembro, abriu 8.517 vagas para o Mais Médicos. Inicialmente, puderam se inscrever somente profissionais com registro no Brasil. Ao final do prazo, restaram 106 vagas não preenchidas. Esses postos foram somados às desistências e colocados à disposição para a segunda etapa, que incluiu tanto médicos com CRM brasileiro quanto aqueles sem registro no país.

O objetivo das seleções é substituir os 8,3 mil cubanos que deixaram o país depois que Cuba decidiu sair do programa. O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, para atrair médicos para as regiões mais afastadas do país. Segundo o Ministério da Saúde, atende cerca de 63 milhões de brasileiros.

Confira o cronograma com as próximas etapas de seleção para o Mais Médicos:

De 7 a 10 de janeiro: médicos com CRM brasileiro que se inscreveram na segunda etapa de seleção devem se apresentar nos municípios. Segundo o Ministério da Saúde, 1.707 profissionais escolheram localidades.
23 e 24 de janeiro: médicos brasileiros formados no exterior escolhem os locais de atuação entre as 842 vagas disponíveis.
30 e 31 de janeiro: médicos estrangeiros formados no exterior escolhem locais de atuação entre as vagas remanescentes.
4 e 5 de fevereiro: brasileiros com diploma estrangeiro começam as atividades (se já tiverem participado das atividades preparatórias).
6 e 7 de fevereiro: estrangeiros sem registro no país começam as atividades (se já tiverem participado das atividades preparatórias).
De 25 a 27 de março: profissionais — brasileiros ou não — com diploma de fora do país começam a trabalhar (depois das atividades preparatórias).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Mais Médicos: ministério prorroga prazo para escolha de cidades