Prefeito do interior denuncia desabastecimento de água na cidade há mais de 10 dias

O prefeito do município de Manoel Urbano, no interior do Acre, Tanízio de Sá, procurou a reportagem do ContilNet pedindo socorro e chamando a atenção das autoridades em relação a falta de água na cidade, onde, segundo ele próprio relatou, pelo menos 7 mil famílias estão sem receber o produto nas torneiras há mais de 10 dias.

“Estamos pedindo socorro. Dizem que falta produto para o tratamento da água lá no Departamento de Saneamento (Depasa). As famílias não aguentam mais. As crianças estão deixando até de ir para a escola. Em algumas localidades, cai água e em outras, não. Gostaríamos de saber o que pode ser feito e o que realmente está acontecendo. Ninguém aguenta mais com a falta de água”, reclama o prefeito de Manoel Urbano.

depasavagas

Foto: Reprodução

Em resposta à reclamação do gestor municipal de Manoel Urbano, o diretor geral do Depasa no Acre, Moisés Diniz, explicou que há vários fatores para exemplificar a problemática e diminuição da distribuição de água pela autarquia não somente no interior, mas também na capital acreana.

Segundo Moisés Diniz, com a subida do volume de água dos rios e igarapés, onde é feita a captação, houve consequentemente um aumento significativo da turbidez, o que demanda o uso de mais produtos químicos e redução na própria captação para que o produto não chegue às casas sem a qualidade devida.

“Ocorre que, com o aumento da turbidez da água, sem contar o aumento de vegetação e lama, nós precisamos reduzir em 50% a captação, e claro, o tratamento é mais lento. Estamos trabalhando para não deixar faltar água em nenhuma localidade. Apenas reduzimos a distribuição na medida em que a água vai sendo tratada, pois não podemos ser irresponsáveis e enviar um produto sem qualidade salubre até as torneiras”, explica o gerente do departamento.

Diniz disse ainda que um novo produto químico (polímero) será usado a partir da próxima semana nas estações de captação e tratamento para acelerar o processo de decantação da água, o que deve normalizar, significativamente, a distribuição à população em todo o estado.

“Como eu disse, não somente no interior mas também aqui na capital acreana, tivemos que reduzir a distribuição, como expliquei. Mas, a partir da próxima semana, nossos engenheiros e químicos estarão usando esse novo produto, que vai acelerar o processo de limpeza e tratamento da água captada, e aí sim, a gente pretende atender melhor a população com nossa distribuição. O problema está no tratamento da água, não é falta de produtos químicos e nem problemas em nossas bombas”, explicou Moisés Diniz.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost