Procon inicia ‘Operação Boas Festas’ em lojas da região central de Rio Branco

A Diretoria de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) deu início nesta segunda-feira (17) à ‘Operação Boas Festas’. Realizada anualmente, a ação começou na região central de Rio Branco com visitas educativas às lojas, onde as equipes responsáveis puderam orientar lojistas sobre as condutas recomendadas.

Para dar mais segurança aos empresários e também ao consumidor, os fornecedores precisam estar atentos sobre a precificação dos produtos, que precisa estar visível aos consumidores. O estabelecimento também é obrigado a manter visível um exemplar do Código de Defesa do Consumidor caso o cliente queira consultar. A venda casada também é proibida.

Procon inicia fiscalização/Foto: Reprodução

Os fiscais do Procon também estão atentos a todo tipo de publicidade, a fim de evitar a prática de publicidade enganosa. As informações sobre pagamentos devem ser prestadas antecipadamente ao consumidor.

Com muitas pessoas aproveitando o período natalino para presentear, é importante que o consumidor esteja atento também à política de troca da empresa na hora de adquirir um presente.

“O consumidor deve se certificar sobre a política de troca da empresa, porque ela só é obrigatória no caso de vicio no produto. Então, se for um presente, é bom o consumidor perguntar antes se poderá trocá-lo e sempre exigir a nota fiscal, cópia do contrato e, se for eletrônico, testar o produto antes de comprar”, explica Francisca Brito, responsável pelo Procon.

A ‘Operação Boas Festas’ segue até o feriado de Natal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Procon inicia ‘Operação Boas Festas’ em lojas da região central de Rio Branco