24 de abril de 2024

Quem é Ribamar Trindade, o homem que vem conduzindo as articulações políticas para o futuro governo

As perspectivas em torno do novo governo que será instalado no Acre a partir do dia 1º de janeiro de 2019, após praticamente duas décadas de comando do Partido dos Trabalhadores (PT), a gestão de Gladson Cameli (Progressistas) começa a delinear as figuras que irão dirigir os rumos da sociedade acreana até 2022, cumprindo uma das principais promessas de campanha do governador eleito: nomear para os cargos públicos pessoas escolhidas sob critério técnico, competência e compromisso com o Estado.

ContilNet inicia hoje uma série de reportagens sobre o perfil e as expectativas de várias personalidades, entre elas, da atual e futura composição da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) sobre os nomes anunciados por Cameli, destacando-se, inicialmente, o novo chefe da Casa Civil e coordenador da Equipe de Transição de Gladson Cameli, o advogado Ribamar Trindade. Sob a ótica dos entrevistados, o advogado tem aberto um diálogo sincero e amistoso a respeito da atual situação do Estado e dos planos a serem consolidados pela nova administração estadual.

De perfil técnico e reservado, futuro chefe da Casa Civil agrada lideranças políticas que irão fazer parte da base de apoio do futuro governo/Foto: Reprodução

De perfil técnico e reservado, Ribamar Trindade, tem trabalhado no sentido de conter conflitos políticos entre os partidos da aliança que elegeram Gladson Cameli e tem chamado atenção pelo comportamento ético e coerente frente às discussões debatidas durante a transição do atual governo de Tião Viana com o de Gladson Cameli. Nessa mesma linha, tem atuado diretamente em reuniões diárias com deputados, prefeitos e secretários indicados, além de várias outras atribuições que cabem ao futuro chefe da Casa Civil, visando assim o fortalecimento da gestão de Gladson.

Com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes, Trindade é atualmente assessor técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele já presidiu várias comissões de licitações, atuou como gerente administrativo do Serviço de Abastecimento e Água de Rio Branco (Saerb) e também no setor empresarial e bancário.

ContilNet conversou com algumas lideranças políticas que fazem parte do grupo que irá comandar o Governo do Estado, nos próximos quatro anos, sobre Ribamar Trindade.

Márcio Bittar (Senador eleito pelo MDB) – Na opinião do senador eleito Márcio Bittar (MDB) a escolha do advogado José Ribamar Trindade para coordenar a Casa Civil foi perfeita. “Não poderia ser melhor”, diz. Para ele, Trindade não tem a menor necessidade nem a vaidade de assumir uma função dessas porque é um empreendedor de sucesso. “Na verdade, ele está colaborando, ajudando, prestando um importante serviço ao Estado. O governador eleito Gladson Cameli acertou ao convidá-lo”.

Gehlen Diniz (Deputado Estadual do PP) – “Conheci o Ribamar na campanha eleitoral passada. Hoje, estamos mais próximos e vejo que ele é muito qualificado”, avalia. Para ele, Ribamar reúne capacidade técnica e sensibilidade política, o que é fundamental para lidar com as mais diferentes correntes de apoio que o governador eleito Gladson Cameli teve. “Certamente foi a escolha foi acertada”, finaliza.

Eliane Sinhasique (Deputada Estadual do MDB) – A parlamentar, que deverá ocupar a Secretaria de Pequenos Negócios e Turismo, ressalta o perfil técnico e empreendedor de Trindade. “A reforma administrativa que ele conduz é muito complexa e vai dar ao Estado as condições necessárias para que a máquina pública seja conduzida com a eficiência do setor privado”, destaca. Ressalta ainda que o tempo de transição é muito curto, mas que ele está fazendo muito bem.

Nenen Almeida (Deputado eleito pelo SD) – Segundo ele, conheceu Ribamar Trindade durante o processo eleitoral. Ficou impressionado com sua humildade e a forma correta de tratar os que lhe procuravam. Creio que o governador Gladson deve mantê-lo na equipe até o último dia de seu governo. Ressaltou ainda que Ribamar é advogado e empreendedor de sucesso, mas com grande compreensão da política.

Chagas Romão (Deputado Estadual do PMDB) – De acordo com o experiente deputado do MDB, Chagas Romão, José Ribamar Trindade é uma pessoa muito preparada para a função que vai exigir muito dele. “Para mim, foi uma excelente escolha do Gladson para conduzir todo esse processo, principalmente a composição do governo e a reforma administrativa”, explica.

Alan Rick (Deputado Federal do DEM) – “O Ribamar é o mais preparado e qualificado para estar na Casa Civil, que vai representar o perfil do governo que Gladson Cameli deseja dar”, avalia Alan. Para ele, Ribamar é o porta-voz do governo para lidar com servidores, com os poderes, as instituições, com parlamentares e sindicatos. “Ele atende muito bem às expectativas, não só técnicas, mas, também, políticas”.

Correinha (Presidente do PSDB) – “Sou suspeito porque tenho uma boa relação com ele, acima da política. Ele passa muita confiança, é técnico, mas tem capacidade de ouvir políticos, dialoga muito bem. Compromisso e responsabilidade são suas marcas registradas. É muito disciplinado. O processo é desgastante, mas tem capacidade de superar os problemas. Se há queixas são normais. Com o PSDB, está tudo bem”, revela.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost