Sena Madureira já registra 800 casos de dengue; prefeitura entra em alerta

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou, nesta segunda-feira (17) que já foram notificados 800 casos de dengue na cidade de Sena Madureira. Diariamente, inúmeras pessoas dão entrada no Hospital João Câncio Fernandes ou nas unidades básicas de saúde apresentando os sintomas da doença.

O número de moradores acometidos pela dengue em Sena pode ser bem maior, se levado em conta que muitos não procuram a rede de saúde para atendimento.

Residente no Bairro Eugênio Areal (Invasão da Xiburema), a dona de casa Antônia Pires do Nascimento contou à nossa reportagem que está há cerca de uma semana com dengue. “Eu nunca tinha ficado tão ruim assim. Não consigo comer nada, sinto muitas dores no corpo, na cabeça, enfim, é uma sensação extremamente complicada”, comentou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Herculano, várias medidas estão sendo tomadas no sentido de mudar essa realidade no município. “Enquanto Secretaria de Saúde, estamos trabalhando a educação permanente, com divulgação nas rádios, palestras nas escolas, mas também buscamos parcerias com a Semsur e Obras para limpeza na cidade. Além disso, tem o trabalho de ‘borrifação’ nos bairros que estão sendo afetados. Infelizmente, estamos tendo uma situação atípica no estado todo, mas pedimos aos moradores que continuem redobrando os cuidados”, salientou.

Diariamente, diversas pessoas procuram as unidades de saúde do município com sintomas da doença/Foto: Reprodução

Pelo menos um caso de dengue hemorrágica já foi registrado no município, envolvendo uma moradora do Bairro Ana Vieira, a qual passou dias internada na UTI de Rio Branco.

As 800 notificações não traduzem, no entanto, que são 800 casos confirmados da doença. Para se ter a confirmação é necessária a realização de exames mais detalhados. O problema é que esses exames, feitos no Lacen, em Rio Branco, estão suspensos. O laboratório alega que não tem reagentes para fazer os exames.

Em Sena, a Semsa também conta com a equipe de Endemais que desempenha ações de casa em casa, orientando os moradores todos os dias. De acordo com o Ministério da Saúde, no Acre existem 18 municípios em situação de alerta ou risco de surto da dengue.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sena Madureira já registra 800 casos de dengue; prefeitura entra em alerta