Sicredi apresenta soluções financeiras para os pequenos produtores


Instituição financeira cooperativa participa do 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, realizado em Cuiabá nesta terça e quarta-feira

ASCOM SICREDI

Empreendedorismo, gestão cooperativa, soluções financeiras, industrialização e automação, documentações fiscais, sanitárias e certificados são os temas abordados no 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, realizado nesta terça e quarta-feira (4 e 5), em Cuiabá. O evento tem o apoio do Sicredi e vai apresentar aos pequenos produtores uma visão ampliada das oportunidades de mercado, estimular o engajamento e a superação de limitações, além de mostrar os caminhos para se chegar lá. Com isso, pretende atingir seu principal objetivo, que é promover a garantia de renda ao agricultor familiar.

O Encontro é promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) com apoio local do Sicredi e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). Dividido em dois dias, tem programação vespertina nesta terça e ao longo de todo o dia na quarta-feira.

Sicredi no evento Agricultura familiar /Foto: ascom

O Sicredi apresentará a palestra sobre Soluções Financeiras, ministrada pelo assessor de Negócios Agro Familiar da Central Sicredi Centro Norte, Osvaldo Biazi. Ele afirma que uma das principais orientações aos produtores é que ele trate a propriedade como negócio, independentemente do porte. Também diz que é muito importante que os agricultores se organizem, sejam em associações ou cooperativas, para que consigam ampliar as oportunidades para comercialização dos produtos.

“Um dos grandes gargalos da agricultura familiar é a comercialização. Assistência técnica e acesso ao crédito também são fatores que precisam ser melhorados. Mas, a primeira coisa que o produtor tem a fazer é se organizar e enxergar a propriedade dele como um negócio. Fazendo parte dessas organizações, sejam associações de produtores ou cooperativas, eles estarão mais engajados e alcançarão mercados até então desconhecidos”, diz Biazi. Ele exemplifica dizendo que o governo federal tem um programa de aquisição de alimentos em várias modalidades, inclusive para merenda escolar, do qual o pequeno produtor pode participar, mas precisa atender as exigências do edital, sendo uma delas a regularidade na produção e entrega dos produtos.

Agricultura familiar/Foto: ascom

“O produtor precisa saber o que produzir, como, quando e quanto produzir. E para isso, o Sicredi está ao lado dele para oferecer não só crédito para fomentar a sua produção, mas também na orientação de como esses recursos podem ser aplicados de forma que traga retorno ao investimento, e gere renda aos agricultores familiares”, resume Osvaldo Biazi.

O Encontro

Cerca de 200 participantes são esperados para o 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, que reunirá lideranças da agricultura familiar e representantes do mercado consumidor, além de agentes do setor público e de empresas privadas. Serão realizadas palestras e mesas redondas com profissionais especializados. A programação foi definida para atenuar os principais entraves diagnosticados no setor, com o intuito de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar. Ao fim das palestras está programada a realização de rodadas de negócios, em que os agricultores poderão expor produtos e se aproximar dos mercados, realizar negociações e tirar dúvidas.

 Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

 *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 392 mil associados, com 166 agências em 138 municípios.

Outras Notícias

Veja Também