O pesquisador em meteorologia Davi Friale já divulgou a previsão do tempo para esta terça-feira (11). De acordo com ele, Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Bolívia e Peru apresentam probabilidade de “chuvas fortes, mas passageiras, com raios, em alguns pontos isolados”.
“A incursão de ar úmido – originário do oceano Atlântico -, uma alta pressão atmosféricas em elevada altitude, sobre a Bolívia (Alta da Bolívia), e uma baixa pressão atmosférica também em altos níveis (VCAN) da atmosfera, sobre o centro e o nordeste do Brasil, criam condições favoráveis a chuvas passageiras e pontuais no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no Amazonas e no norte de Goiás, sendo que, em algumas áreas, podem ser fortes e acompanhadas de raios”, explica Friale.
Dessa forma, os próximos dias apresentam também possibilidade de chuvas. “Calor abafado e chuvas passageiras e pontuais vão predominar até a próxima quinta-feira (13), com baixa probabilidade de ocorrência de chuvas intensas. A partir de sexta-feira, chuvas intensas deverão ocorrer, principalmente no sábado e no domingo. A partir de quinta-feira, os ventos da direção noroeste estarão intensos, principalmente, no centro e no sul das planícies bolivianas, devido a um centro de baixa pressão atmosférica que se formará no norte da Argentina”, conclui Friale.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 30 e 32ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 30 e 32ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Acrelândia e Plácido de Castro, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC.