Governo entrega Huerb, mas leitos não funcionam e local ainda está em obras

O governador do Estado do Acre, Tião Viana (PT), entregou este mês, 33 leitos da enfermaria do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). No entanto, não há profissionais e nem pacientes na enfermaria. De acordo com o governador, no ato da entrega, todos os leitos estariam aptos a atender pacientes. Porém, a reportagem do ContilNet conseguiu ter acesso ao local, e o que foi visto pelas câmeras da nossa equipe foi uma obra inacabada.

Apenas um andar foi entregue – o quarto. Os demais andares ainda estão em obras e sem previsão de entrega. Na recepção, não há funcionários, não tem assentos para os profissionais, além de vários fios de eletricidade expostos e o forro, que está furado.

Repórter Saimo Martins mostrando estrutura inacabada do Huerb/Imagem: ContilNet

Nos leitos, não há pacientes; mesmo com o Huerb necessitando de novos leitos devido ao grande fluxo de pessoas enfermas. Contudo, o local ainda não está totalmente apto a receber pacientes. No banheiro, outro erro: não há espaço para cadeirantes e tampouco piso antiderrapante, o que pode ocasionar acidentes.

Um funcionário que não quis se identificar com medo de represálias conversou com a reportagem. Para ele, “uma obra desse porte não pode ser entregue dessa forma, apenas para tirar fotos. Tem que ser entregue para funcionar, até por que tempo não faltou, foram muitos anos de obra e muito dinheiro gasto”.

A obra de verticalização do Huerb soma um investimento de R$ 35 milhões e o governo do Estado já tendo executado R$ 32 milhões. Depois da nova enfermaria, o governo pretendia entregar até o fim do mandato mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que também faz parte da verticalização.

http://www.youtube.com/watch?v=JpbSLWwOmE8

Assesoria de Saúde do governo diz que o local está funcionando

Entramos em contato com a assessoria da Secretaria de Saude do Estado do Acre (Sesacre), para informar sobre o funcionamento dos leitos entregues no Huerb. O órgão disse que “os leitos estão funcionando normalmente desde a entrega pelo governador Tião Viana”, informou. Questionado se os pacientes estariam sendo internados, a assessoria informou que “de acordo com a necessidade eles são encaminhados aos leitos”, afirmou.

PUBLICIDADE