20 de abril de 2024

Ceasa de Rio Branco: saiba mais sobre o local onde acontecem grandes negócios

Inaugurada em maio de 2010 em um terreno de 10,794 hectares, numa área urbanizada de 40.000 m2 e área construída de 4.898,93m2 com a finalidade de organizar, dar mais qualidade e elevar a produção de alimentos no Acre, propiciando um ambiente de negócios para a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, a Central de Comercialização e Abastecimento da Capital (Ceasa) completa nove anos de sucesso.

A Ceasa é um mercado atacadista, que funciona no período das 3:30h às 17h (de segunda a sexta-feira) e das 3:30h às 11h (aos sábados e domingos), com vários serviços. “São atacadistas que trazem produtos de fora e também os produtores da agricultura familiar, não só de Rio Branco, mas de toda a região”, explica o coordenador da Central, Jandson Rodrigues.

De acordo com o coordenador, o último relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura registrou a comercialização de mais de 12 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros por ano, produzidos no Acre e em outras regiões. “São 30 boxes, sendo que 25 estão ocupados atualmente, mais 130 espaços para produtores da agricultura familiar ou agricultura de agronegócio”, explica Rodrigues.

A Ceasa de Rio Branco está estruturada com lanchonetes, restaurante, loja de venda de embalagens e amplo estacionamento, com mais de 150 vagas. “Temos também duas feiras temáticas. Uma delas é a Feira do peixe, realizada anualmente, quando os produtores de pescados locais e de outros municípios do entorno têm oportunidade de comercializar seus produtos”, enfatiza Rodrigues.

Ele revela que parte da população do município ainda não conhece como a central funciona, sendo que muitas pessoas vão ao local para comprar no varejo. “A Ceasa é um local de comercialização no atacado e muitas vezes não compensa aos produtores vender em pequenas quantidades. Daí, muitas vezes essas pessoas estranham alguns preços praticados”, salienta o coordenador.

Ceasa movimenta economia/Foto: Assis Lima

Convite

Rodrigues aproveita para convidar a população a visitar a central e conhecer seu funcionamento. “Gostaríamos de convidar a população para visitar a Ceasa de Rio Branco e conhecer seu funcionamento, os produtos que são comercializados neste local, bem como as pessoas que se dedicam à comercialização de produtos de excelência”, enfatiza.

Ambiente limpo e agradável

Quem vai à Ceasa de Rio Branco se depara com um ambiente limpo e agradável, com boxes organizados e produtos expostos de acordo com os padrões exigidos pela legislação de saúde. “Aqui, nós temos a preocupação constante de estar fazendo a limpeza e manutenção do espaço da central, para que as pessoas se sintam bem e trabalhem em um ambiente melhor possível”.

Ele explica, também, que a exemplo de qualquer órgão público às vezes ocorrem pequenos problemas. “Uma lâmpada que queima, às vezes um cano que estoura, porém, quando isso acontece, procuramos corrigir o problema dentro do menor espaço de tempo possível”, afirma Rodrigues, acrescentando que a central mantém contrato para manutenção do local.

Leonardo da Silva Ferreira/Foto: Assis Lima

Elogios

O concessionário Leonardo da Silva Ferreira, 24 anos, que há mais de cinco  anos trabalha no trabalho com o pai no local, faz questão de elogiar a administração e o ambiente de trabalho. “Aqui é um local organizado, com ambiente, onde somos muito bem tratados e onde também procuramos tratar muito bem as pessoas que vêm aqui em busca de nossos produtos”, conclui

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost