Com apoio de Marcio Bittar, Simone Tebet pode ser a primeira mulher a presidir o Senado

Campos contrários

A corrida pela presidência do Senado da República colocou em lados opostos Marcio Bittar, eleito pelo MDB, e Sérgio Petecão (PSD), reeleito para o cargo em outubro do ano passado. O primeiro, de acordo com informações passadas à coluna, tem apostado na senadora Simone Tebet (MDB-MS) para presidir a Casa, enquanto o segundo aderiu à candidatura de Davi Alcolumbre (DEM-AP) – depois de bravatear que ele próprio concorreria ao cargo pelo PSD.

Indefinição

Já a novata Mailza Gomes (Progressistas), que assumiu o mandato deixado por Gladson Cameli, se mantém em cima do muro – à espera talvez de uma indicação do tabuleiro político sobre quem, afinal, tem maior chance de dar um xeque-mate nos adversários.

Tradição

Bittar faz defesa acirrada de que o MDB tenha a prerrogativa de comandar a Câmara Alta por ter lá a maior bancada, conforme manda a tradição política brasileira.

Em harmonia, mas com independência

Empenhado que seu partido eleja o presidente da Mesa Diretora, Bittar considera que o escolhido esteja em consonância com a nova agenda política do Palácio do Planalto, sem que se torne, porém, um ‘preposto’ do presidente.

Preferência  

Consultado pela coluna, Marcio admitiu sua preferência pela colega de bancada Simone Tebet, sem descartar, porém, a possibilidade de que o eleito venha a ser Renan Calheiros (MDB-AL) – que segundo o jornal O Globo acumula pelo menos 12 inquéritos, oito deles no âmbito da Operação Lava Jato.

Contra o voto secreto

Sobre a votação secreta, principal estratégia de Renan para vencer a disputa, o emedebista eleito pelo Acre se diz ‘absolutamente contra’. “Em 1995, quando exerci o mandato de deputado estadual na Aleac, apresentei projeto de lei que acabou com a votação secreta para a eleição da Mesa Diretora. Aqui não haveria de agir diferente”, assegurou.

Estatura moral

Sobre Simone Tebet, que oficializou sua candidatura à presidência do Senado nesta segunda-feira (21), Bittar diz ter estado com ela em seguida. A conversa entre eles girou sobre a necessidade de um representante da Casa que não obstrua as pautas do governo de Jair Bolsonaro (PSL), ao mesmo tempo que possua ‘estatura moral e grandeza política’ para não se tornar um mero representante do presidente no Congresso Nacional.   

Nome capaz de agregar

“Simone Tebet tem todas os predicados para conduzir o Senado”, assegura Bittar. Ele cita como exemplo a declaração dada pelo Major Olímpio, senador mais votado do Brasil pelo PSL de São Paulo, à revista Época, segundo a qual ele retiraria sua candidatura para apoiar a colega do Mato Grosso do Sul, caso ela vença a disputa interna no MDB.

Raias miúdas

Na corrida pelo comando da Casa estão ainda Álvaro Dias (Podemos-PR), Esperidião Amin (PP-SC) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) – além dos já citados anteriormente pela coluna.

Musculatura

O anúncio feito à Época pelo Major Olímpio fez crescer dentro do próprio MDB a tendência de que seja ela – e não Calheiros – a representante do partido na eleição da semana que vem. A possibilidade de que pela primeira vez na história uma mulher seja alçada à presidência do Senado fica a cada dia maior.

Confirmação do TRE

Em reposta a uma requisição da presidência da Câmara de Vereadores de Rio Branco, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Regina Ferrari, confirmou nesta segunda-feira (21), quais os nomes que vão assumir os mandatos do emedebista Roberto Duarte Júnior – eleito deputado estadual –, e do pastor Manoel Marcus, que será empossado, no dia 1º de fevereiro, no mandato na Câmara Federal.

Novos vereadores da Capital

No lugar de Duarte Júnior ficará João Marcos Luz (MDB), e Manoel Marcos será substituído pela pastora Sandra Asfury (PSC).

Telefonema

Após a publicação da última coluna, a ex-deputada estadual Eliane Sinhasique, do MDB, que atualmente exerce o cargo de secretária de estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), me ligou para falar sobre as futuras nomeações que vêm causando revolta entre alguns correligionários.

Ninguém do PT

Segundo ela, um dos empresários que haverá de compor o seu quadro de assessores na Seet é filiado ao MDB há mais de cinco anos e trabalha com ela há pelo menos seis. O outro, Fred Lima, socio-proprietário da Thenny Vídeo Locadora, “nunca manteve qualquer vínculo com o PT”.

Finanças no buraco

Eliane disse compreender a insatisfação do grupo composto por seus ex-assessores na Assembleia Legislativa, que contavam com espaço na Seet, bem como de muitos outros que aguardam ansiosos por uma nomeação no novo governo. Mas conforme explicou, a saúde financeira do estado foi muito debilitada pela gestão anterior, o que tem obrigado Gladson Cameli e sua equipe a fazerem ajustes antes de pensar em aumentar as despesas com pessoal.

Pouco pirão

Sinhasique foi taxativa sobre a dimensão do estado: “Não tem como caber todo mundo. O tamanho da máquina pública diminuiu e a ordem do governador é evitar desperdícios e o inchaço da folha [de pagamento]”, disse. A nova secretária também descartou se deixar dobrar por ameaças ou provocações.

Ressalva

A propósito desse assunto, faço uma ressalva sobre nota da coluna passada, que acabou por dar margem à interpretação diversa do que tentei expressar. Quando me referi à falência da Thenny Vídeo, fiz referência ao comércio de DVDs piratas – não como prática da empresa, mas como negócio à margem da lei, que a Thenny Vídeo sempre respeitou. Na verdade, a pirataria (e a oferta de serviços de streaming, a exemplo da Netflix) foram as causas do fechamento da empresa administrada por Fred Lima – que por sinal é um ótimo sujeito.

Especialista em ‘barrigadas’

O site Juruá em Tempo – que em nota enviada ao ContilNet me ameaça com uma ação judicial, além de tentar me depreciar como profissional de imprensa – voltou a cometer outra ‘barrigada’ (gíria que no nosso ofício define um erro grosseiro de informação). E também incorreu em mais uma omissão, a comprovar, em ambos os casos, o nível do produto final que oferece aos seus poucos leitores.

Jornalismo meia-boca

Em matéria sobre a condenação do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales (MDB), publicada na semana passada, o site juruaense revela outras de suas muitas imprecisões. Sob o altissonante título “Urgente: Mesmo condenado pela justiça e proibido de ter ligação com o poder público, Vagner poderá ser Secretário de Gladson”, o texto (que não é assinado, como de praxe por lá), comete pelo menos duas graves incorreções.

Parênteses necessários

Antes, porém, é preciso ressaltar o ineditismo que reside no fato de um jornal se submeter à humilhação de solicitar a outro a publicação de ‘direito de resposta’, como se não houvesse, no primeiro, espaço suficiente à veiculação dos faniquitos do dono.

Eis o porquê!

Apenas os malandros e os mais sagazes compreenderam a razão do despropósito: é que enquanto o Juruá em Tempo não consegue se destacar nem mesmo no município em que está sediado, este portal – graças a Deus e ao esforço e competência dos que aqui trabalham – chegou, no mês de dezembro de 2018, ao topo do ranking dos veículos mais acessados do Acre. Sim, o portal ContilNet superou, em número de acessos, todos os seus concorrentes.

Sabem de nada, inocentes!

De volta à mencionada reportagem sobre a condenação de Vagner Sales por improbidade administrativa, o Juruá em Tempo sustentou que ele estaria inabilitado para assumir cargo de livre nomeação no governo estadual. Confira o texto aqui.

Preguiça mental

Ocorre, porém, o seguinte: o ‘repórter’, a ignorar – como eu – a legislação, não se deu ao trabalho, como fiz, de consultar um advogado (isso depois de me dedicar a pesquisar o assunto na internet por conta própria).

Quem não sabe pergunta a quem conhece

Recorri aos conhecimentos do Dr. Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, de reconhecida competência profissional. O ex-presidente da OAB-AC me afiançou que as penas impostas, no presente caso, só têm efeito após o trânsito em julgado do processo, o que deverá ocorrer apenas depois da decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao qual os advogados de Sales certamente haverão de apelar.

Filigranas

Acresço ainda, com base no que me disse o Sr. Marcos Vinicius, que a tese segundo a qual o impedimento de se ‘contratar com o Poder Público’, conforme prevê a Lei de Improbidade Administrativa, é bastante controversa, não havendo, portanto, consenso sobre a proibição de uma eventual nomeação de Sales para o governo de Gladson Cameli – o que difere do que fora afirmado na citada matéria do site cruzeirense.

Questão de princípios

Com isso não estou a defender a participação do ex-prefeito do MDB na gestão do progressista. Ao contrário, tendo como base o discurso de Cameli contra a corrupção, sou o primeiro a repudiar uma eventual nomeação, para o staff oficial, de um condenado por improbidade.

Palpiteiros

Segundo Marcos Vinicius, a depender do entendimento dos ministros do STJ, a decisão do Tribunal de Justiça do Acre pode até mesmo ser anulada. Portanto, o Juruá em Tempo, novamente, comete um erro por dar palpite ao invés de cumprir seu papel de informar.

Como é que é?

A segunda barrigada do Juruá em Tempo é ainda pior que a primeira. O erro consiste na afirmação de que Gladson nomearia Vagner para a Secretaria Extraordinária de Articulação Política – órgão que nem sequer existe na atual estrutura administrativa do estado. E depois eu é que não passo de um pseudojornalista, ‘pedante e de estilo rebuscado’, conforme a nota assinada pelo dono do jornal de Cruzeiro do Sul.

Ataques e omissões

Vou além. O Juruá em Tempo reproduziu matéria com a informação de que “Bolsonaro e outros 141 ex-deputados já podem se aposentar com até R$ 33,7 mil”. Sim, é verdade. Bem como o é a notícia de que 26 senadores também podem solicitar o benefício. Mas isso o site não divulgou. E pelo simples fato de que um dos senadores vem a ser o Sr. Jorge Viana, do PT. Acho que o melhor a fazer, depois dessas, é perder meu tempo lendo o Brasil247 ou a Carta Capital…

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Com apoio de Marcio Bittar, Simone Tebet pode ser a primeira mulher a presidir o Senado