Ícone do site ContilNet Notícias

Com chapa única, Nicolau Junior deve ser eleito presidente da Assembleia Legislativa do Acre

Por SAIMO MARTINS, DO CONTILNET

Os deputados estaduais eleitos nas últimas eleições, chegaram a um consenso em relação ao nome de Nicolau Junior (Progressistas) para ser o novo presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), pelos próximos dois anos. A informação foi confirmada por interlocutores tanto de oposição quanto da base de apoio do governo.

O governador Gladson Cameli, desde o início da disputa se manteve neutro e deixou os parlamentares decidirem os nomes que ocuparão os cargos na casa. De acordo com um parlamentar eleito, que pediu para se manter em sigilo, “Nicolau conhece o parlamento e terá facilidade nas discussões de matérias do interesse do governo”, explicou.

Nicolau Junior/Foto: reprodução

PRIMEIRA SECRETARIA

O grande entrave está na escolha do 1° secretário da casa, uma vez que após várias reuniões entre os deputados, ficou decidido entre eles, que a vaga deve ser assumida por Luiz Gonzaga que pertence ao partido aliado ao do vice-governador, Major Rocha.

O problema está no MDB, existe a possibilidade de haver uma reviravolta no jogo, isso porque o partido alega que o cargo foi prometido por Cameli, porém, o governo nega. No entanto, se depender da maioria, a 1° secretaria, que é o segundo cargo mais importante da mesa diretora, ficará com tucanos.

Caso o partido aceite a decisão dos parlamentares em relação a Gonzaga, a 2ª  secretária deve ser ocupada pela deputada estadual eleita Antônia Sales (MDB), a vice-presidência da Aleac deve ficar com a Frente Popular.

Os demais cargos disponíveis devem ser distribuídos entre os partidos de oposição e situação, o que se sabe é que a Frente Popular do Acre, ocupará cargos importantes na mesa. Informações extraoficiais dão conta, de que quatro vagas ficarão com o governo, as demais com o bloco e oposição, havendo assim, uma mesa plural, com vários partidos contemplados.

Sair da versão mobile