Governo não paga salários de dezembro a servidores do Pró-Saúde e culpa gestão do antecessor

Em nota oficial emitida no começo da noite desta segunda-feira (7), a assessoria do governador Gladson Cameli (Progressistas) esclareceu a razão do atraso no pagamento salarial dos servidores do Pró-Saúde, relativos ao mês de dezembro de 2018. Os proventos deveriam ser creditados hoje, mas a não quitação da obrigação legal decorre de mais uma falha no governo de Tião Viana (PT).

Segundo a mensagem, a setor de finanças da gestão anterior não executou o emprenho orçamentário na data-limite para a realização do pagamento. O texto afirma ainda que o fato gera “transtornos para o Governo do Estado, para os trabalhadores e para o bom funcionamento da máquina pública”.

Atraso na elaboração do emprenho na data-limite prejudicou o pagamento/Foto: cedida

O governador Gladson Cameli determinou que sua equipe tome medidas urgentes para honrar o débito com os servidores do Pró-Saúde, o que deverá ocorrer com a abertura no orçamento do estado para este ano.

Leia na íntegra a nota divulgada pela assessoria de imprensa do novo governo:

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), vem a público comunicar que os servidores do Pró-Saúde não terão seus vencimentos relativos ao mês de dezembro, creditados nesta segunda-feira, 7, em função da ausência das medidas legais e necessárias de responsabilidade da gestão anterior.

A falta do empenho orçamentário, na data correta para o pagamento do mês subsequente, representa transtornos para o Governo do Estado, para os trabalhadores e para o bom funcionamento da máquina pública.

Comunicamos que o Governo do Estado recorreu a todos os meios legais para o cumprimento do compromisso com os servidores do programa, envidando todos os esforços para tal pagamento, não logrando êxito, porém, por conta da falta de recursos disponíveis.

Diante da urgência que o caso requer, determinamos a imediata reprogramação de pagamento dentro das condições legais e administrativas, tão logo ocorra a abertura do orçamento anual.

Nos solidarizamos com os trabalhadores, com os sindicatos, e com todas as famílias afetadas, diante do inevitável transtorno que atinge a todos.

Renovamos o propósito em honrar os compromissos assumidos, defendendo a valorização do servidor público como diretriz básica e valor inegociável da atual gestão do Governo do Estado.

Secretaria de Estado de Comunicação

PUBLICIDADE