24 de abril de 2024

Igarapé São Francisco transborda e pode deixar várias famílias desabrigadas; veja vídeo

Na manhã de domingo (13), o Igarapé São Francisco, localizado do bairro Conquista, em Rio Branco, transbordou e rapidamente invadiu várias residências nas ruas Fonte Nova e Santa Terezinha. O transtorno que, segundo os moradores é recorrente, pode deixar várias famílias desabrigadas caso o igarapé continue a encher.

O morador da Rua Santa Terezinha, Josimar Ribeiro, enviou um vídeo ao ContilNet, em que mostra a água invadindo as casas. Segundo ele, a enchente ocorreu rapidamente e os moradores tiveram que agir rápido para não perderem seus objetos de valor.

“Precisamos subir cadeiras, geladeiras, freezer e outros móveis para não danificar. Basta o inverno chegar, que os problemas acontecem”, frisou.

https://youtu.be/jqv6vspUw7w

Prefeitura trabalha para atender os desabrigados da enchente

No domingo, o Igarapé São Francisco registrou um nível considerável de chuvas que provocou um processo de enxurrada em todo o seu eixo chegando com força no município de Rio Branco.

As enxurradas atingiram 100 edificações. Para o atendimento às famílias, equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual atuaram na orientação ao público -quanto à questão dos cuidados com animais peçonhentos, água contaminada e elevação dos seus móveis-, uma vez que, geralmente o nível da água sobe muito rápido e desce também muito rapidamente. Na Vila Maria foi necessário distribuir água.

Prefeitura atua na orientação e apoio às famílias/Foto: ascom PMRB

Com apoio do Corpo de Bombeiros barcos foram utilizados para transporte de pessoas dentro das áreas inundadas. A operação não foi identificada nenhum incidente por ocasião da enxurrada.

O atendimento às famílias atingidas pela enxurrada mobilizou equipes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Zeladora da Cidade, Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar. Durante a ação foram utilizados caminhões, caminhonetes, barcos.

Áreas vistoriadas

A vistoria alcançou os bairros Conquista, Bairro da Paz, Geraldo Fleming; Foz do Igarapé São Francisco, Vila Hélio Melo (sapolândia), Bairro Calafate: Alto do Igarapé Batista.

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost