Inscrições para o Sisu 2019 iniciam na próxima terça; confira algumas dicas para escolher o curso

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem na próxima terça (22) para candidatos disputarem uma vaga nas universidades públicas participantes. São 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. A seleção se encerra na sexta (25).

No Acre, a Universidade Federal do Acre (UFAC) lançou na última semana o edital que regulamenta o processo seletivo de alunos para preenchimento de 1.825 vagas em cursos de graduação que iniciam no primeiro semestre letivo de 2019, via Sisu. 

A inscrição é feita pela internet com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi divulgada na sexta (18), segundo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para auxiliar na hora de se inscrever.

  1. O curso que eu quero

Pesquise o curso para o qual você quer se inscrever. No Sisu você poderá se inscrever em até duas opções de curso. Você irá precisar do seu número de inscrição e da senha fornecida no momento da inscrição do Enem 2018 para fazer o login na página do Sisu. Vale lembrar que somente a 1ª opção poderá ir para a lista de espera caso você não passe nas primeiras chamadas.

  1. Fique atento a nota de corte

A nota de corte do Sisu é a nota mínima necessária para ser aprovado e se classificar em determinado curso. Durante todo o período de inscrição, o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados. Com isso, a nota de corte dos cursos acaba variando de um dia para o outro, de acordo com as notas dos candidatos.

  1. Verifique se você se enquadra no perfil de cotista

No Sisu, existem vagas abertas para ampla concorrência – em que qualquer candidato que tenha feito o Enem e não tenha zerado na redação pode concorrer – e as reservadas para a política de cotas. Assim, você deve verificar quais são as modalidades de concorrência oferecidas para o curso escolhido. Caso atenda aos requisitos exigidos e opte por concorrer às vagas reservadas para cotas, você estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre esses, os que obtiveram as melhores notas no Enem.

  1. Conheça os editais das universidades

Cada instituição de ensino superior que participa do Sisu possui suas próprias normas para utilizar a sua nota do Enem. E isso também pode variar de curso para curso.

  1. Fique de olho nos prazos

Às 23h59 do dia 25 as inscrições serão encerradas automaticamente pelo sistema. Por isso, evite deixar para as últimas horas do dia para fazer a sua inscrição ou alterar suas opções de curso. Nos instantes finais, pelo grande volume de acessos, o site pode sofrer lentidão e apresentar problemas.

  1. Preste atenção às datas de divulgação dos resultados e ao período de matrículas

Depois do período de inscrições, a chamada com os aprovados, o prazo para participar da lista de espera e as datas das matriculas tem suas datas estabelecidas pelo MEC. Candidatos que forem aprovados devem consultar no site da instituição o horário, local e procedimentos para a matrícula.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Inscrições para o Sisu 2019 iniciam na próxima terça; confira algumas dicas para escolher o curso