Instituto de Administração Penitenciária do Acre entrega certificado de Eletricista à 14 reeducandos

Em parceria com o Instituto de Assistência e Inclusão Social e a Secretaria de Estado de Educação, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou na manhã desta segunda-feira, 28, a certificação profissional de 14 reeducandos do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Os reeducandos concluíram o curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão.

Com duração de 160 horas, o curso do Pronatec Prisional teve como objetivo a qualificação profissional dos apenados, garantido a possibilidade de reinserção social por meio do trabalho. Continuam em andamento os cursos de pedreiro, salgadeiro e cabeleireiro em unidades da capital e do interior.

Professor do curso, Ítalo Frank dos Santos destacou a importância para o processo de ressocialização. “A maioria dos reeducandos relataram se sentir reconhecidos e disseram que essa é uma oportunidade de mudar de vida”, disse.

Wenderson Rodrigues de Souza, 25 anos, preso há 3 anos e 5 meses, ressaltou o ganho de aprendizagem e a possibilidade de ampliação do conhecimento. Ele destacou também a perspectiva de futuro fora dos muros do presídio. “Para mim foi uma porta que se abriu. Além disso, eu também vejo como uma saída do mundo do crime e reinserção na sociedade”, afirmou.

De acordo com a Gerente de Educação, Trabalho e Negócios, Dalvani Azevedo, o intuito da instituição é proporcionar a qualificação profissional, ainda dentro do Sistema Prisional. “Essa é uma possibilidade do preso ter uma profissão. Assim, quando ele retornar para o convívio social, poderá desenvolver uma atividade laboral digna e prestar seus serviços à sociedade”, destacou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Instituto de Administração Penitenciária do Acre entrega certificado de Eletricista à 14 reeducandos