Professor faixa preta de jiu-jitsu há 19 anos, José Roberto, conhecido como ‘Mestre Jacaré’, da equipe Chute Boxe, em Rio Branco, vai competir, juntamente com sua esposa Suelen Gomes, no Campeonato Europeu de jiu-jitsu que ocorre em janeiro, em Lisboa, capital de Portugal.
“Embarcamos no dia 12 e chegamos em Lisboa dia 14, para competir em um dos maiores campeonatos do mundo. Depois participaremos de outras competições pela Europa, como Roma, Londres e Polônia, durante esse tour de três meses que ficaremos por lá”, disse.
O mestre ressaltou que está com uma grande expectativa de trazer novas conquistas para o Acre. “Na última vez que lutei na Espanha e em Londres, consegui trazer cinco medalhas, duas de ouro, duas de prata e um bronze”, relatou.
Questionado sobre as dificuldades de patrocínios no Acre, José Roberto, conta que para essa viagem está sendo programado há mais de seis meses. “Não temos patrocinadores, na verdade é dinheiro do bolso mesmo, compramos passagens, parcelamos. É a gente que banca tudo”, explicou.
O mestre lamenta a falta de incentivo ao esporte. “A gente não tem incentivo, né! Tipo dos órgãos competentes do estado. Eu tenho um objetivo de divulgar meu nome. Então isso é um investimento, como professor eu me cobro muito”, afirmou.
Academia Chute Boxe
Roberto contou à reportagem do ContilNet, que a academia funciona há cinco anos, porém, ele disse que não é fácil manter o espaço. “Eu vivo 100% do esporte, não tenho outra fonte de renda”.
O mestre acreano pontuou ainda que, quando a academia está no auge, ele consegue cerca de 180 alunos, que praticam jiu-jitsu e Muay Tai.
“Cada aluno escolhe sua modalidade especifica e um horário. Tem deles que acabam fazendo duas categorias, mas geralmente eles não aguentam. A gente abre às 6 horas da manhã e fecha às 23 horas”, destacou.
Devido aos resultados expressivos no esporte, Jacaré recebeu uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa do Acre, pelos relevantes serviços como mestre a frente da Chute Boxe, que fica localizado na Estrada Dias Martins, próximo à Faculdade FAAO.
Trajetória do Mestre Jacaré
Campeão acreano por quatro vezes, Jacaré coleciona troféus e medalhas. Ele entrou no mundo do jiu-jitsu em 2000, quando um amigo o convidou para participar de um projeto social no município de Xapuri. Em pouco tempo o atleta mostrou que veio para ficar e assumiu a academia em que treinava.
Depois de se mudar para a capital acreana, Jacaré investiu na carreira de professor. Apaixonado pelo esporte, ele conta que a preparação para a competição é intensa, com treinos e dieta balanceada.